Limpeza da Borracha da Máquina de lavar Roupa

Sempre preocupados com a limpeza da casa, muitas vezes esquecemo-nos de limpar os próprios eletrodomésticos por dentro, como é o caso da máquina de lavar roupa.

Limpeza da Borracha da Máquina de lavar Roupa

A zona da borracha (na porta da máquina) acumula muita sujidade e mesmo restos de água, pelo que é uma área propensa a se encontrar mais suja que outras. Há quem se lembre logo de limpar a borracha da máquina com água e vinagre com alguma regularidade. Assim, poedrão mesmo estar a evitar mesmo o aparecimento do incómodo mofo ou bolor, as terríveis manchas pretas.

Limpar Máquina de lavar Roupa

As máquinas de lavar roupa poderão parecer permanentemente limpas pois depois das lavagens ficam sempre a brilhar, mas o facto é que elas ficam sempre húmidas e com restos de sabão. Assim, periodicamente deverá ser feita uma limpeza interna, nunca esquecendo da borracha, pois poderão existir restos de amaciador e detergente.

A melhor maneira que tem de proceder com uma limpeza interna da sua máquina de lavar roupa é colocar meio litro de lixívia no tambor e deixá-la trabalhar como normalmente, mas com alto nível de água. Este processo deverá ser realizado em cada dois meses.

Limpeza da Borracha da Máquina de lavar Roupa

Por estarem expostas a grandes quantidades de água com bastante regularidade, as máquinas de lavar roupa podem mesmo provocar o aparecimento das manchas de bolor ou mofo na borracha da porta, como já foi referido. Um modo imediato de prevenção é deixar a porta da máuinda de lavar roupa após as lavagens, pois assim os restos de água irão evaporar em vez de ficarem junto à borracha.

Manchas de mofo na Máquina de lavar Roupa

Mas caso já não vá a tempo de fazer isto e já tenha realmente manchas de mofo na borracha da sua máquina, proceda como de seguida e depois é só fazer como referido, fazendo os possíveis para, pelo menos, protelar o aparecimento e criação de mofo.

Vai precisar de uma toalha velha, luvas de borracha, óculos de proteção, de um copo descartável, de lixívia, de uma escova de dentes e de toalhas de papel. Depois de colocar os acessórios de proteção, coloque uma toalha velha ou pao no chão sob a parte dianteira da máquina para que não provoque mais sujidade no chão. Encha o copo de plástico com lixívia e mergulhe a escova de dentes para ir esfregar a área da borracha que tem as manchas pretas de mofo. Segure com uma mão e limpe com a outra, pois assim poderá chegar mesmo ao fundo das dobras ou ranhuras da borracha, zonas mais “fechadas” e, por isso, mais passíveis de surgir mofo e bolor. Vá molhando a escova de dentes e esfregando na borracha até que as manchas desapareçam. Deixe repousar entre 15 a 30mminutos. Depois, limpe a borracha com uma toalha de papel para remover excessos de resíduos.

Bicarbonato de sódio para máquina lavar roupa

Também há quem prefira utilizar, neste processo, bicarbonato de sódio em vez de usar a lixívia. Nestes casos bastará aplicar o bicarbonato na escova e esfregar na borracha.

Seja qual fôr o método da sua preferência, deverá aplicá-lo na sua máquina de lavar roupa, no máximo, de seis em seis semanas.



Deixe um Comentário