Limpeza da cozinha de restaurantes

Área de preparação de refeições por excelência, a cozinha apresenta-se como uma das zonas com maior necessidade de uma limpeza permanente devido ao manuseamento e confeção dos alimentos.

A utilização de produtos adequados e de qualidade, para cada tipo e finalidade de limpeza, são essenciais para que a cozinha de um restaurante esteja devidamente limpa.

Seguem-se algumas orientações para a correta limpeza da cozinha de restaurantes.

Dicas de limpeza

Para que se evite a contaminação dos alimentos, o local de trabalho deve estar sempre limpo e organizado, pelo que a melhor altura para se proceder à limpeza da cozinha é no final das atividades e trabalhos.

Como será de calcular, a cozinha de um restaurante é um local onde todos os dias, para não dizer hora a hora, se formam variadas sujidades, vindas de todos os lados. Desde vapores a gorduras e poeiras que atacam paredes, chão e bancadas, vários fatores contribuem para que seja na hora da limpeza que os profissionais se deparem com a real sujidade de uma cozinha.

Com a diversidade de produtos e acessórios de limpeza que existem, tudo parece fácil, mas é na “hora H” que se verifica que a tarefa poderá não ser tão simples. Por vezes, pensamos ser necessário o uso de produtos mais abrasivos para uma limpeza profunda. Mas engane-se! Estes produtos não só irão agredir as superfícies da cozinha, como também irritar a pele, olhos e pulmões de quem vai fazer a limpeza.

 

limpeza-restaurante

 

Mas, então, o que devemos utilizar para a limpeza da cozinha de restaurantes?

O que fazer quando a água e detergente parecem não ser suficientes? Muitos se perguntam se de facto existe alguma opção para a que a cozinha fique realmente limpa e higienizada.

Nestes casos devem utilizar-se produtos específicos para a limpeza de superfícies comerciais, como restaurantes, vendidos pelos fornecedores em embalagens de produto mais concentrado. Deve também adotar-se uma rotina de limpeza adequada.O ideal de limpeza da cozinha de um restaurante é três vezes por dia, quando não houver clientes. Assim, a limpeza deverá ser efetuada de manhã, depois dos almoços e depois da hora de fecho do restaurante.

Quer um gerente de restaurante opte por um produto mais básico, como um detergente neutro, ou mais desinfetante, deverá estar alerta para verificar se os produtos que encomendou têm o selo de qualidade, de modo a que a própria higiene, saúde e segurança de todos não seja posta em causa.

Por fim, para evitar que insetos ou outros animais proliferem ou sejam atraídos para o espaço da cozinha, uma recomendação é a utilização de lixeiras e caixotes do lixo de fácil limpeza, com tampa e pedal, para que o lixo não se espalhe e seja de fácil despejo e remoção.

Com estas dicas de limpeza da cozinha de restaurantes será mais simples e eficaz manter estes espaços comerciais bem higienizados.



3 Comentários

  1. Hosen Reply
    • Remover Manchas Reply
  2. Sol Distribuidora Reply

Deixe um Comentário