Limpeza de agua verde de piscinas

A transformação da cor da piscina de transparente para verde é muito comum, e se você ainda não teve este problema, o mais certo é o venha a ter. Apesar do enorme cuidado que pode ter com a sua piscina, acaba sempre por ter problemas com algas, que é uma praga que apesar não ser nociva para o homem, cria condições para o desenvolvimento de várias outras bactérias, e essas já poderão ser perigosas. Para além disso, as algas retiram toda a beleza à piscina.

Limpeza de agua verde de piscinas

Existem muitos tipos de algas, no total são 20 mil tipos diferentes, no entanto nas piscinas elas são agrupadas pela cor que assumem, existem quatro tipos principais:

Limpeza de Algas verdes nas piscinas

E ste é o tipo mais comum, assume uma cor esverdeada que é semelhante à cor de um musgo. Estas podem-se facilmente identificar na água, nas escadas e nos cantos. Este problema pode ser facilmente tratado, as algas podem ser escovadas ou aspiradas sem qualquer dificuldade, no entanto isso é temporário, para ‘’matar’’ completamente as algas, é necessário um tratamento adicional. As algas verdes são aquelas que se espalham mais depressa, podem cobrir totalmente a água em 24 horas.

Limpeza de Algas amarelas nas piscinas

Estas assumem uma cor amarela escura ou acastanhada, estas são lentas a desenvolver-se, no entanto são mais difíceis de eliminar, são bastante resistentes à escovagem. Desenvolvem-se principalmente nas paredes mais sombrias da piscina.

Limpeza de Algas pretas nas piscinas

São as piores algas que podem existir numa piscina, a cor delas é um preto azulado, inicialmente aparece em forma de pequenas pintas, normalmente nas zonas mais profundas da piscina. São extremamente resistentes, o seu principal problema são as profundas raízes que se infiltram no revestimento da piscina, se estas não forem totalmente removidas, passado algum tempo voltaram a aparecer. O desenvolvimento delas é gradual, ao início é lenta, mas depois espalha-se muito rapidamente, podendo em casos mais extremos cobrir totalmente a sua piscina.

Limpeza de Algas rosas nas piscinas

Apesar de serem conhecidas como algas, na verdade são um fundo. Assumem uma consistência espumosa na água, e são facilmente eliminadas.

Mas afinal o que você poderá realmente fazer para ter a sua piscina novamente num excelente estado? Inicialmente deverá limpar a piscina, aspire a piscina, escova bem as suas paredes (especialmente as áreas visivelmente afetadas) e esvazie o cesto do skimmer, também poderá limpar o filtro.

Limpeza de agua verde de piscinas

Ajustar pH da Piscina após Limpeza

Após a limpeza da piscina, ajuste o pH desta, se você tem um problema com algas, o mais provável é que a água da sua piscina não esteja nos valores recomendados (entre 7.4 e 7.6). Depois de ajudar o pH, faça uma sanificação da água recorrendo a um tratamento de choque. Deixe a água circular durante 2 a 3 dias, assim o tratamento irá atuar com a máxima força. Durante esse período, escove a piscina uma ou duas vezes por dia, nunca se esqueça de ir verificando os níveis do pH e do cloro, o ideal será mantê-lo sempre acima das 6 ppm. Confira o estado do filtro, se for necessário limpe-o.

Quando o cloro tiver a rondar as 3 ppm, pode voltar à manutenção habitual, no entanto deverá escovar diariamente a piscina durante uma semana após o tratamento. Nunca se esqueça que apesar de não ver as algas, elas podem estar lá!



Deixe um Comentário