Limpeza de Alambique

Um alambique tem variadas utilidades, sendo que a principal é a produção de aguardente. Independentemente do modelo, antes de usar o seu alambique pela primeira vez, deverá proceder a uma destilação com água de modo a limpar eventuais impurezas deixadas na construção. Depois será essencial que mantenha o seu alambique limpo de modo a que se conserve ao longo dos anos.

Limpeza de Alambique

Caso utilize o seu alambique apenas uma vez por ano, será necessário que se certifique que o limpa antes de o guardar para a destilação do ano seguinte, como se faz no caso da Península Ibérica após a época das colheitas. O processo de limpeza, desde que bem e correctamente efectuado, irá eliminar os ácidos sulfúricos bem como outras substancias nocivas acumuladas e depositadas nas paredes do alambique.

Destilação de Limpeza de Alambique

A destilação de limpeza poderá ser feita com uma mistura de farinha de centeio e água. É um processo bastante simples: encher 40% da capacidade do alambique com água e 5% com a farinha de centeio. Mas antes de proceder a esta limpeza, não deverá deixar de confirmar se o pescoço e a serpentina não se encontram obstruídos. Depois de colocar o capacete do alambique, deverá vedar todas as sua uniões.

Mas, se por outro lado, utilizar o alambique com bastante frequência – durante a maior parte do ano – não será necessário que proceda a uma destilação com farinha de centeio e água. Bastará, apenas, que proceda com uma destilação com água.

Limpeza de Alambique

Limpeza de Alambique usado com mais frequência

Se o seu alambique já estiver num tom vermelho escuro, isso deve-se ao uso regular e tempo, que oxidam gradualmente o cobre. Caso pretenda poluir o exterior, o melhor mesmo é utilizar um polidor apropriado, que não contenha substâncias tóxicas ou abrasivas. Também poderá limpar o seu alambique com dois diferentes métodos  ambos tradicionais: esfregar com um pano humedecido numa solução de sal e limão; ou colocar num pano as cinzas da fogueira (caso seja esta a fonte de calor do alambique). Este método pode ser utilizado tanto no exterior como no interior do alambique.

Limão para Limpeza de Alambique

O que deverá ter em mente é que, de facto, o cobre oxida muito rapidamente, pelo que deverá ser limpo sempre e cada vez que o utilizar, por exemplo com limão. É este o que usualmente os donos de alambique fazem para limpar os seus alambiques feito de cobre. Não vale a pena acreditar em quem diz que quando o mosto fique pouco tempo em contacto com o cobre, este não oxida, pois é mera ilusão, uma vez que mesmo seco o cobre oxida devido ao vapor de água que existe no ar. De qualquer forma, recorde-se que deverá limpar o seu alambique com bastante limão antes de o utilizar.

Assim, é sempre aconselhada uma destilação de limpeza antes da destilação pretendida.

Por mera curiosidade, hoje em dia, as indústrias produtoras de aguardente ao invés de utilizarem alambiques de cobre, têm cada vez mais optado pela utilização de alambiques de aço inoxidável, pois são mais simples de limpar, gerando menos gastos com manutenção.



Deixe um Comentário