Limpeza de Algeroz

Um algeroz serve para recolher a água da chuva que cai nos telhados, transferindo-a para canalizações subterrâneas, pelo que se encontram no exterior das habitações.

Construção de um Algeroz

Antigamente eram feitos de ferro fundido, mas hoje em dia são muitos mais os feitos em plástico, pois é um material menos rígido, logo mais leve e fácil de manusear. Também o alumínio é agora muito utilizado por ser à prova de ferrugem, assim como o aço galvanizado. Possivelmente feito em vários moldes, o mais usado para um algeroz é o molde ogival. Além disto, um algeroz deve ser colocado com alguma inclinação, a partir do ponto mais alto, para que as águas escorram mais facilmente.

Limpeza de Algeroz

A exposição dos algerozes a chuvas, folhas e outros elementos, torna-os vulneráveis a entupimentos, o que pode trazer danos avultados, pelo que para evitar esta situação, é aconselhada a sua limpeza com alguma regularidade. Os algerozes são mesmo utensílios de escoamento essenciais para o escoamento de águas nas habitações. No caso de pretender substituir o que tem, recorde-se de recorrer sempre à marca que comprou inicialmente.

Existe um método inovador, sem aceder ao telhado, à semelhança do sistema de limpeza de chaminés, sem ser necessário aceder ao telhado. É uma limpeza efectuada por baixo, em casas até dois pisos de altura, sendo que o algeroz é limpo por cima e “despoeirado” por baixo.

Limpeza de Algeroz

Fendas no Algeroz

No caso de se ver a par com grandes fendas, estas devem ser tratadas com um produto de borracha líquida que deverá ser espalhada em duas camadas de espessura diferente: a primeira camada deve ser diluída e a segunda camada um pouco mais grossa e aplicada apenas depois da primeira estar completamente seca. As junções deverão ser reforçadas com tela de fibra de vidro.

Esteja atento/a se verificar uma fenda no escoamento pois poderá danificar as paredes. Para reparar este tipo de fendas, siga os seguintes passos:

  • substituir a parte do algeroz danificado com a fenda;
  • tapar os buracos com zinco e betume;
  • cobrir com uma tela de vidro e um maçarico para proteger o algeroz;

Outono é sinal de Limpeza de Algeroz

O Outono é a época ideal para limpar os algerozes. É nesta altura que as folhas, ninhos de aves, lixo e detritos acumulados devem ser removidos, para que as mais intensas chuvas de inverno possam correr livremente. O lixo acumulado das goteiras também deve ser retirado. No caso de se deparar com um entupimento, o melhor e primeiro passo a dar é mesmo usar um gancho de metal dobrado.

De facto, o mais aconselhado para que as águas da chuva não danifiquem as paredes, provocando infiltrações, é colocar no fundo do algeroz uma curva para desviar o curso da água. No entanto, poderá, também, colocar um ralo para bloquear os resíduos maiores, que deverá ser limpo regularmente.

Aproveite e faça Reparações nos Algerozes

Caso pretenda reparar os suportes dos algerozes, também o poderá fazer. Idealmente, deverá retirar a parte onde o suporte danificado do algeroz se encontra e aparafusar os parafusos que estejam eventualmente soltos ou mesmo substituí-los, caso seja necessário.



Deixe um Comentário