Limpeza de Alimentos

Todos os alimentos que ingerimos devem ser bem lavados antes de consumidos, quer sejam consumidos em cru ou não. Quem pensa que basta lavar bem e em água corrente as frutas e legumes, está enganado. Os microorganismos existentes nos alimentos ingeridos crus podem causar disenteria.

Higiene nos Alimentos

Por isto e muito mais, a higiene é fundamental para prevenir grande parte das doenças que podem ser transmitidas através dos alimentos, o que constitui um dos principais problemas de saúde pública. No final acabará por poupar na saúde  De notar que as principais vítimas de bactérias são as crianças com menos de cinco anos, idosos com mais de 60 anos, grávidas e pessoas que usam imunosupressores.

Assim, deverão ser tomados alguns cuidados através da adopção de práticas simples mas eficazes.

Sabia que é de evitar o contacto entre os alimentos cruz e cozidos? Um alimento bem cozinhado pode ser contaminado por alimentos crus, pelo que não deverá, por exemplo, utilizar uma tábua /faca com um frango cru e depois utilizá-la para o frango já cozido, sem lavar. Caso esteja a pensar comer um alimento que necessite de ser cozinhado, note que deverá ingeri-lo assim que o acabar de cozinhar.

limpeza de alimentos

Conservação dos Alimentos

Os alimentos deverão estar fora do alcance de insectos  roedores e outros animais, pois estes podem transportar microorganismos que causam doenças alimentares. Por isto, deverá guardar este tipo de alimentos em recipientes bem fechados.

Também a limpeza das superfícies da cozinha contribui para a eficaz preservação dos alimentos, sendo de grande importância trocar com frequência os panos de limpar a loiça e os da própria limpeza.

Se está a pensar em reaquecer os alimentos já cozinhados, lembre-se de que todas as partes dos mesmos deverão estar em contacto com o calor. Evite, também, ingerir alimentos comprados na rua assim que os adquirir, pois têm maior possibilidade de sofrer alterações, uma vez que os vendedores muitas vezes não realizam práticas de higiene comuns como o lavar das suas mãos, já para não falar de que esses alimentos estão em contacto com a poluição urbana.

Limpeza de Alimentos

As entidades de saúde recomendam que as frutas que sejam comidas com casca e os legumes consumidos crus devem estar bem limpos antes de ingeridos, devendo, por isso, ficar de molho em soluções à base de cloro e não de vinagre, pois este não é suficiente par eliminar os microorganismos. O ideal é mesmo utilizar produtos específicos para a limpeza dos alimentos, que encontramos facilmente nos supermercados: normalmente são algumas gotas do produto por cada litro de água, deixando-se os alimentos de molho durante cerca de 15 minutos. Depois bastará enxaguar com água corrente.

Se não tiver à mão nenhum destes produtos, poderá recorrer à lixívia, desde que o rótulo refira esta possibilidade. Deverá usar uma colher de sopa de lixívia por cada litro de água.

No caso das verduras / legumes, deverá passar bem os dedos por toda a casca de modo a retirar toda a sujidade e depois deixar de molho (com a solução desinfectante  durante cerca de 30 minutos. Depois basta lavar novamente por água corrente e poderá consumi-los sem qualquer receio.



Deixe um Comentário