Limpeza de Alumínios

Não é incomum termos artigos em alumínio como parte constituinte das nossas casas e, como tal, carecem de cuidados de limpeza. Este não é um material que precise de uma atenção regular.

Limpeza de Alumínios

De modo a evitar a sua deterioração, deve limpá-lo pelo menos uma vez por ano, caso habite numa zona urbana. Se por acaso habita junto ao mar, a limpeza deste material terá de ser feita pelo menos duas vezes por ano. Como qualquer outro material, a manutenção do alumínio está, portanto, dependente da agressividade do meio envolvente, mas não é assim tão rigoroso mantê-lo em bom estado.

Produtos de Limpeza de Alumínios

Para que as peças em alumínio não sofram danos irreparáveis, por exemplo os caixilhos das janelas ou portas, certos produtos de limpeza terão que ser religiosamente evitados! Nem pensar em utilizar materiais abrasivos, tais como esfregões de arame, lixas ou escovas de nenhum tipo, nem tão pouco recorrer a produtos que tenham amoníaco ou qualquer género de diluente. Isto é, qualquer detergente ácido ou alcalino tem de ser evitado, uma vez que poderá manchar o material. Se evitar isto, a limpeza dos seus alumínios torna-se muito mais competente e permite não desgastar a delicadeza do material.

Limpeza de Alumínios

Como fazer a Limpeza de Alumínios

Mas como limpá-los, então? Nada mais fácil. Para que o alumínio fique satisfatoriamente limpo, use uma esponja, um pano de flanela, ou qualquer utensílio suave, embebido em água (é indiferente que seja quente ou fria), à qual pode ser adicionada um pouco de vinagre de cidra. Este é um processo possível não só para a limpeza regular dos seus artigos em alumínio, como também se este estiver tingido com marcas ou resíduos de fita adesiva.

Caso seja um canto de difícil acesso, não recorra a objectos bicudos, cortantes ou perfurantes  tais como as facas. Opte por um pincel ou qualquer outro objecto que tenha uma extremidade macia. O objectivo é que permita chegar a todos os cantinhos onde o pó se vai acumulando. Pode embeber o pincel na mesma solução acima referida (água e vinagre).

Remover Camadas de Sujidade no Alumínio

Para aqueles casos em que o alumínio tem acumulado na sua superfície algumas camadas de sujidade, que eventualmente tenham endurecido, pode optar por fazer uma pasta que lhe permite a sua remoção rápida:

  • um copo de água;
  • 200 gramas de sabão em pedra;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de cidra;
  • uma colher de sopa de açúcar (que actua como um esfoliante natural)

O sabão em pedra deverá de ser derretido, numa panela por exemplo, e nele será misturado o vinagre e o açúcar. A água tem de ser adicionada e a mistura mexida até que tudo ganhe a consistência de uma pasta. Esta deverá de ser aplicada no alumínio com a ajuda de um pano macio e seco. Assim que a camada estiver removida, poderá limpá-lo segundo os conselhos já dados.

Por fim, se quiser dar brilho ao alumínio opte por uma solução natural: um pano embebido em óleo ou azeite é o suficiente.

Como se pode comprovar, não é assim tão difícil ou dispendioso. Experimente.



Deixe um Comentário