Limpeza de Aquário de Tartaruga

Quantas vezes já não nos passou pela cabeça que o aspecto dos répteis os torna mais ou menos apreciados? Pois acredite que, pesar do rude aspeto, os répteis podem não ser tão resistentes quanto parecem.

Em primeiro lugar, há que ter me mente que são animais que pelas condições em que vivem, ser alvo de stress, pelo que o seu habitat e local onde é colocado o aquaterrário deve ser uma zona calma e sossegada.

Limpeza de Aquário de Tartaruga

No caso das simpáticas tartaruguinhas, tal como quando se manuseia um animal, deve-se lavar bem as mãos após tratar delas, pois contêm uma série de bactérias e microorganismos.

A tartaruga é um animal que necessita de estar em ambiente limpo, mas existe a questão da água, se pode ser utilizada a normal água da torneira, sem ser filtrada. Pois pode-se adiantar que não existe qualquer entrave na utilização desta água, a não ser que se lembre de que uma tartaruga não deverá conviver numa água com cloro. Para que consiga isso, poderá utilizar a água da torneira, desde que coloque algumas gotas de desclorador, um produto que facilmente se poderá encontrar nas lojas da especialidade.

Aquário de Tartaruga

Independentemente da capacidade do aquário que tenha, será sempre necessário utilizar um filtro que seja potente, pois as tartarugas são animais que produzem muita sujidade, pelo que um filtro fraco irá, com certeza, entupir em cerca de três dias, logo, não resultará qualquer efeito.

Saiba que é bem possível evitar uma limpeza constante do aquário de tartaruga. Para tal, o aquário não deverá estar sujeito à luz direta do sol, pois esta provoca um maior aparecimento de algas, além de implicar mais manutenção. Deverá, também, evitar comida poluente e fornecê-la em demasia.

As tartarugas são um tipo de animal que suja a água muito rapidamente, pois ao comer, despedaçam a comida com as unhas, o que provoca maior sujidade do aquaterrário. Com isto em mente, o recomendado por alguns, é mesmo possibilitar a alimentação da sua tartaruga num recipiente em separado do seu habitat, o que irá contribuir para um prolongamento do tempo necessário de limpeza.

Troca de água em Aquário de Tartaruga

No que respeita à troca da água, deverá ser tomado em conta o tamanho do filtro, pelo que se recomenda apenas uma troca parcial da água, uma vez por semana.

Também no caso das tartarugas deverá ser mantida uma temperatura ideal e controlada, que deverá estar entre os 20 e 30ºC.

Temperatura da água para Tartaruga

Não será apenas necessário manter uma temperatura estável da água da sua tartaruga, uma vez que existem mais opções à disposição que contribuem para um bom e positivo desenvolvimento do seu animal, já para não falar de que contribuirão para que tenha um animal feliz e saudável.

Assim, deverá procurar colocar não apenas o animal, como todo o seu habitat, ao sol, durante cerca de 15 minutos por dia. Esta exposição importa não apenas porque virá regular a própria temperatura da água, como permitirá ao seu animal assimilar cálcio e, assim, fortalecer a própria carapaça, que como é comumente sabido, é a sua principal proteção.



2 Comentários

  1. Taís Santos Reply

Deixe um Comentário