Limpeza de aquários água quente

Muitas pessoas acham que não existe grande ciência nem especiais cuidados quando se trata de ter peixes em casa.

Ao decidir enveredar pela androfilia  deverá, de facto, ter em conta e como primeira preocupação o local onde irá colocar os peixes, ou seja, o aquário.

Escolha de Aquário

Como se sabe, existem variados tipos, formas e tamanhos. Mas a principal diferença na escolha de um aquário é ser de água fria ou água quente, sempre de acordo com as necessidades e tipos de peixes que pretende adquirir.

A melhor e mais comprada forma de aquários de água quente é em forma de paralelepípedo  pois permite melhores condições de limpeza, manutenção da qualidade da água e fornecem uma maior base de apoio com o meio exterior.

Limpeza de aquários água quente

De qualquer forma, antes de começar a montagem do futuro habitat dos seus peixes, deverá lavar o aquário muito bem lavado com água quente, sem usar qualquer tipo de detergente ou um produto tóxico.

Em primeiro lugar, deverá ser colocado o areal do fundo do aquário, sendo que será o fator de sucesso na boa manutenção dos peixes e plantas. Poderá, então colocar os elementos decorativos, também estes bem lavados apenas com água quente. Só por esta altura é que deverá colocar o filtro da água e o aquecedor. A água, que por ser um elemento vital para os peixes, deverá estar bem preparada antes de ser introduzida no aquário. A típica água da torneira contém vários elementos como o cloro que são altamente prejudiciais para os peixes, pelo que o melhor será optar por produtos à venda em locais da especialidade, de modo a que possa neutralizar os elementos nocivos aos peixes.

Lembre-se que nunca deverá limpar o aquário sem primeiro desligar o aquecedor, pois quando fosse altura de colocar a água de novo, poderá correr o risco deste aquecer e rebentar por estar ligado e não estar coberto de água.

Limpar Filtro para Aquário

Relativamente ao filtro, este encarrega-se da desintegração das substâncias nocivas resultantes de restos de comida, folhas mortas e excrementos de peixe. Para o limpar, será necessário lavá-lo com água quente e passar com uma esponja cuja utilização seja apenas esta e nunca uma utilizada para loiças.

Um aquário devidamente tratado nunca deverá ser totalmente lavado, sendo que o mais que se deve fazer é, semanalmente, trocar um quarto da água do aquário, colocando água nova, à mesma temperatura e com os parâmetros iguais à água do aquário.

Na limpeza do areal (fundo), deverá ser utilizado um aspirador próprio. Os vidros do aquário, no entanto, poderão ser limpos por um raspador magnético ou mesmo com a mão.

Limpar vidros do aquário

Os vidros, por seu lado, deverão ser limpos quinzenalmente e usando a água do aquário.

Antes de re-introduzir os peixes no aquário, deixe passar cerca de 20 a 30 minutos para que haja lugar a um climatização mais rápida. De qualquer forma, não pretendemos generalizar o tipo de limpeza de um aquário, pois as opções indicadas para alguns tipos de peixe, poderá não ser a melhor para outros.



Deixe um Comentário