Limpeza de Aquecedor a Gás

Hoje em dia, os sistemas de aquecimento já possibilitam uma manutenção menos complicada. Uma limpeza eficiente resulta de uma manutenção regular do equipamento. Seja qual for o tipo de aquecedor, existem várias coisas que podem ser feitas para o manter em excelentes condições.

Sujidade no Aquecedor a Gás

De facto, a sujidade é o maior inimigo de um aquecedor pois não irá apenas provocar o desperdício de combustível, mas também a redução de eficácia. Uma limpeza é, de facto, a parte mais importante na regular manutenção do aquecedor a gás.

Limpeza de Aquecedor a Gás

Tanto o gás natural como o propano soltam menos resíduos que o óleo, além do facto de que os aquecedores a gás também apresentam menos problemas operacionais ( e na hora da limpeza). Em regra, as situações que surgem respeitam ao sensor de temperatura, à chama piloto ou a algum componente do sistema elétrico. De lembrar que alguns destes últimos aquecedores têm um sistema eu se aquece, acendendo os queimadores.

Filtro do Aquecedor a Gás

No que toca ao filtro do aquecedor, a melhor altura de o substituir ou limpar é no início do Inverno e todos os meses durante os períodos de uso contínuo.

Para saber se está na hora de limpar o seu aquecedor, retire o filtro e erga-o contra a luz e ele deverá parecer escurecido ou obstruído. Para trocá-lo, o melhor será entrar em contacto com a assistência técnica da marca do aparelho, onde lhe irão recomendar o acessório que se adequa ao seu aquecimento. Este fator é importante pois cada marca possui e recomenda o tipo de filtro e modelo específico para o seu próprio equipamento.

Para substituir o filtro, que geralmente se encontra na parte frontal do aquecedor, junto à conduta de ar. Antes de o retirar, deverá verificar como é que se encontra preso, de modo a que posteriormente possa colocar o novo filtro devidamente. Se for por ganchos, bastará destravar o filtro, retirando-o com cuidado. Se estiver por parafusos, deverá retirar um a um antes de puxar o próprio filtro.

Limpe a parte em que o filtro estava, correias, compressor e motor também. Se o aquecedor tiver um cooler, proceda com bastante cuidado pois o filtro está preso e qualquer coisa poderá emprerrá-lo, causando um sobreaquecimento e, mesmo, a perda total do equipamento.

Piloto do Aquecedor a Gás

De qualquer forma, a maioria dos aquecedores a gás apresenta poucos problemas operacionais que, geralmente, envolvem a chama piloto, o sensor de aquecimento ou alguma parte do sistema elétrico. Nalguns aquecedores a gás, existe uma porta que cobre a zona da chama piloto. Para que consiga aceder à ignição, basta puxar a porta para fora da carcaça do aquecedor. Noutros casos, poderá remover o painel que cobre o piloto e os próprios queimadores de gás.

Em regra, os controles da chama piloto, os botões de ajuste, as válvulas de gás e o sensor de aquecimento estão contidos numa estrutura da parte frontal do aquecedor. O interruptor de limite do aquecedor está localizado na câmara principal na carcaça superior do aquecedor.

Em suma, não deverá desmontar qualquer peça que necessite de limpeza sem antes verificar o manual de instruções do seu equipamento.



Deixe um Comentário