Limpeza de arca congeladora

Há décadas atrás os alimentos eram conservados em sal, ou simplesmente ao ar fresco, o que trazia vários problemas à saúde humana e à durabilidade dos alimentos.

O aparecimento de frigoríficos e das arcas congeladoras veio revolucionar a forma como conservámos os alimentos… aumentando a sua durabilidade, eliminando problemas de saúde e até mudando a forma como eram cozinhados, simplesmente por os mantermos a temperaturas negativas.

Limpeza de arca congeladora

No artigo de hoje, iremos falar de arcas congeladoras e da forma como as podemos limpar.

As arcas congeladoras são de diversos tamanhos, de acordo com a sua cubicagem e, atualmente, há também preocupação com a sua eficiência energética. Mas, primeiramente, devemos dizer que existe dois tipos de congeladores: os congeladores verticais e as arcas congeladoras. Os congeladores verticais parecem frigoríficos vulgares, ocupam menos espaço do que as arcas e são um pouco mais caros. No entanto, precisam de mais espaço para abrir a porta. Têm também gavetas, o que facilita o processo de colocar e retirar os alimentos.

As arcas congeladoras, além do seu preço, oferecem maior aproveitamento da sua área interna e mantêm melhor o ar frio aquando da sua abertura. Os congeladores mais pequenos são do tamanho de uma máquina de lavar roupa. Os maiores têm o dobro desse tamanho.

Nota: Num frigorífico que tenha também congelador, este pode estar localizado na parte superior ou inferior do frigorífico.

Como limpar arca congeladora

Mas vamos passar ao processo de Limpeza de arca congeladora.

Um congelador, seja vertical ou arca, deve ser desligado, descongelado e limpo pelo menos uma vez por ano.

Observação: Pode optar por fazer a limpeza numa altura em que o congelador esteja com pouco conteúdo.

arca congeladora

Deve desligar o congelador e retirar para fora todos os alimentos que ele contém. Deve guardá-los temporariamente num sítio fresco, pois o descongelamento demora geralmente algumas horas. Colocar jornais ou panos sobre o fundo do congelador e o pavimento à volta, para que o gelo, ao derreter, não crie poças de água.

Nota: Pode acelerar o processo de descongelamento colocando dentro do congelador tigelas com água quente.

Use uma espátula de plástico ou um raspador de frigoríficos para remover o gelo das paredes interiores, mas não use objetos que possam danificar o revestimento.

Deixar a porta ou a tampa aberta e aguardar umas horas. Assim que o gelo esteja completamente derretido, recolha a água com um pano.

Observação: Em congeladores modernos existe um “buraco” de drenagem. Se for esse o caso, coloque um recipiente a aparar o escorrimento de água.

Remover as manchas de comida do revestimento

Utilize água quente com bicarbonato de sódio para remover as manchas de comida do revestimento. Não deve utilizar qualquer líquido de limpeza ou detergente, uma vez que o cheiro deste pode passar para os alimentos ou comida.

Assim que o congelador estiver seco e totalmente limpo volte a ligá-lo. Deve colocar o termostato na temperatura mais baixa e fechar a tampa durante uma hora, antes de colocar qualquer coisa no seu interior.

Nota: Aquando da ocorrência de uma falha energética não deve abrir o congelador para que este não perca o ar frio e assim consiga manter os alimentos congelados por até oito horas.



One Response

  1. Creminda Lourenço Reply

Deixe um Comentário