Limpeza de armários de cozinha

Todas as pessoas que necessitam de fazer limpeza a uma cozinha, tendo em vista mantê-la limpa e asseada, sabem quão complicada é esta tarefa devido a todos os fatores presentes na mesma. Desde vapores de tachos ao cozinhar até à humidade inerente à própria divisão em si, passando pela famosa gordura… tudo complica.

Limpeza de armários de cozinha

Uma das coisas que, habitualmente, nos deixa indecisos nesta divisão da casa é como fazer a limpeza dos armários de cozinha. Hoje, queremos ajudá-lo nesta árdua tarefa dando-lhe algumas dicas muito úteis na hora de fazer a limpeza aos seus armários de cozinha.

Pois bem, esta limpeza de armários de cozinha tem muito a ver com o tipo de material com que cada armário é feito e o acabamento que levou antes de ser colocado à venda.

Armários em madeira pura, fórmica ou mesmo os mais recentes de MDF, todos eles têm especificidades muito diferentes e devem, por isso, ser limpos de formas diferentes para que a sua vida útil se possa prolongar nesta época de crise económica.

Limpeza de armários MDF de cozinha

Para armários em MDF, que é o material em que são feitos a maioria das cozinhas modernas, deve ser tida em conta a sua fragilidade à humidade e água visando prolongar a sua duração e estado de conservação. Estes armários não devem ser limpos com panos encharcados, nem mesmo serem sujeitos à exposição a água aquando da limpeza do chão ou áreas próximas do armário.

Nota: Com armários deste material deve ter especial cuidado com canalizações defeituosas e limpeza do fogão, caso este seja encastrado ou esteja próximo de um armário em MDF.

 Os armários em MDF, normalmente, têm acabamento em laca.

Limpeza de armários com acabamentos em laca

Este tipo de acabamento deve ser limpo com um pano macio, que não tenha vestígios de superfícies abrasivas que possam danificar o armário. O pano deve estar pouco húmido, ou mesmo seco. Caso prefira o pano húmido, utilize apenas água e sabão neutro e deve torcer bem o pano antes de o passar no armário. Para eliminar manchas, humedeça o pano com álcool e água.

Nota: Se usar produtos de limpeza, tente saber se pode ser utilizado em MDF.

Limpeza de armários de cozinha

Limpeza de armários em fórmica

Para a limpeza de armários em fórmica, a sugestão que damos é que utilize um pano húmido com álcool, líquido à base de amoníaco ou um simples detergente neutro.

Não deve nunca utilizar produtos que risquem o acabamento do laminado, escovas de aço ou objetos como facas, garfos ou raspadores. Esses materiais danificam o acabamento exterior do laminado.

Este tipo de armários não pode ser limpo com qualquer espécie de cera, pois cria um revestimento gorduroso na superfície do acabamento.

Limpeza de armários em Madeira

Manchas e sujidade mais complicadas e difíceis são eliminadas rapidamente com um simples pano molhado de álcool.

 Para armários de madeira deve proceder-se de forma dependente do acabamento que tiveram. Enceramento, envernizamento ou pintura terão abordagens de limpeza diferentes mas, de modo geral, utiliza-se só um pano húmido e de seguida um pano de flanela bem seco. Não coloque qualquer espécie de químico, pois corre o risco de danificarem o acabamento do armário, se este for pintado ou envernizado.



Deixe um Comentário