Limpeza de armazém

Os armazéns são, geralmente, locais de trabalho ou armazenamento onde por norma deveria existir cuidado redobrado para que tudo funcionasse bem, houvesse segurança para os trabalhadores e conduzisse ao aumento da produtividade do trabalhador. Pois bem, a realidade, salvo raras exceções, não é essa e muitas vezes as mais básicas condições de segurança são colocadas em causa, pois a acumulação de resíduos aumenta o risco de incêndio e facilita sua propagação.

Rotinas de limpeza de Armazém

As rotinas de limpeza e manutenção criadas na equipa ou pessoas que se servem do armazém são, desde há muito, tidas como medidas de qualidade importantes na gestão de armazéns e a limpeza pode melhorar esse nível de qualidade.

Se não existe qualidade na limpeza e manutenção as pessoas estranhas ao armazém ficarão com a ideia de desleixo das pessoas que gerem e trabalham no armazém. Por isso, uma boa manutenção e limpeza causarão uma ótima impressão dos visitantes, cria um local de trabalho organizado e limpo (onde os trabalhadores se sentem bem), descomplica a segurança, melhora o controlo das avarias e a higiene.

Limpeza de armazém

Mas, efetuar uma limpeza a um armazém pode tornar-se uma tarefa complicada.

Limpar um armazém não é uma tarefa parecida a limpar uma habitação. Existe muito mais espaço para limpar, muitos equipamentos pesados para manusear e mover do sítio e isso complica tudo. Já para não falar no equipamento específico de desengorduramento e lavagem de nível industrial.

Limpeza de armazém

Limpeza de armazém interior e exterior

Esta é uma tarefa especializada e implica, não só a limpeza interior do armazém, mas também a exterior. Estes são processos que devem ser feitos corretamente e, por isso, muitas vezes são escolhidos serviços de limpeza profissionais porque garantem conhecimento, experiência e possuem os equipamentos necessários para a tarefa.

Mais importante ainda é que, antes de limpar o armazém, eles já definiram políticas para proteger trabalhadores e conteúdo do armazém.

Equipamentos Profissionais de Limpeza

Alguns dos equipamentos que poderão ser utilizados por profissionais de limpeza:

  • Purificadores de energia;
  • Varredores de energia;
  • Purificadores de alimentação (que serão usados nas manchas mais difíceis no betão)
  • Arruelas de pressão;
  • Lavadores de energia;
  • Varredores de potência;

No entanto, pelo seu custo, estes equipamentos são muito dispendiosos para serem adquiridos por alguém que não uma empresa.

Se não quiser contratar uma empresa aquando da limpeza de um armazém, garanta que:

  • Garanta mínimos de qualidade na limpeza de cada área do armazém;
  • Verifique a segurança, qualidade e validade dos produtos de limpeza utilizados;
  • Os líquidos químicos são limpos com os detergentes corretos;
  • Evite ao máximo produtos e processos que possam danificar estruturas ou revestimentos, enfraquecer ou causar erosão na estrutura do armazém;

Quando tiver o armazém limpo não esqueça que, a manutenção deste é fulcral para os seus parceiros de negócios e visão que têm de si.

Como os armazéns são, normalmente, complicados de limpar, contratar um profissional livrá-lo-á de dores de cabeça. Segurança, higiene, conhecimento, etc. Todos os aspetos serão assegurados, com a garantia de que terão o equipamento correto e o poderão ajudar da melhor forma possível.



Deixe um Comentário