Limpeza de Bambu

O Bambu, apesar de ser um material bastante resistente, necessita de cuidados específicos para que a sua aparência inicial se mantenha pelo maior tempo possível.

Limpeza de Bambu

É um material que não reage muito bem à luz solar direta, pelo que qualquer objeto ou móvel que tenha deve estar localizado em sítios sem a luz direta do sol.

A utilização do Bambu em peças, móveis e, por exemplo, tapetes promove uma opção ecológica e amiga do ambiente.

Limpeza de Pisos em Bambu

Em pisos de bambu, apesar de serem mais duráveis, necessitam de manutenção. Se tiver móveis pesados num piso deste material, deverá colocar protetores de chão na base dos mesmos.

Limpeza de Bambu

Em primeiro lugar, para varrer um piso em bambu deverá ser usada uma vassoura macia ou o normal aspirador.

Aproveite para também limpar eventuais tapetes que tenha de modo a evitar o acumular de poeira. De seguida, deverá limpar o chão com um esfregão ligeiramente húmido e um produto próprio para limpeza de bambu e, importante, que não contenha cera.

Cuidados a ter com piso em bambu

Como poderá calcular  um piso em bambu requer outros cuidados, além dos de limpeza, como a não utilização de sapatos de salto alto que podem riscar e mesmo danificar o piso. Evite, ao máximo, arrastar móveis.

Ainda a nível de manutenção do piso de bambu, a humidade ideal vai até aos 30%, pelo que se se encontrar numa zona húmida, use um desumificador para manter esse máximo de humidade. É que o problema aqui centra-se no facto de que caso o nível de humidade seja elevado, as placas de bambu poderão rachar e, ao invés, se for uma humidade demasiado baixa, as placas poderão encolher.

Se, ao início da limpeza, reparar em pegadas, pode desde logo removê-los com uma esponja húmida e, semanalmente, passar no chão, vinagre com água quente, ou seja, como se estivesse a lavar o chão normalmente.

Limpeza de Móveis em Bambu

Caso tenha móveis de bambu, concerteza já pensou em como pode combater o mofo. Para isso, o móvel deverá deixá-lo num local ventilado, seco e com sombra. Para limpar o móvel, passe um pano húmido com vinagre branco, que é bastante útil pois tem ácido acético que tem a capacidade de combater os fungos. Não se esqueça que o mais importante é mesmo ter uma casa ventilada.

moveis bambu

Pode, também, experimentar utilizar um óleo de limpar móveis. A um móvel de bambu ou vime, nunca deverá ser utilizada nenhuma água pois poderá provocar o apodrecimento do móvel. Tem sempre a opção de, depois ter procedido à limpeza, aplicar um verniz de modo a durabilizar o brilho, mas esta opção é apenas para ser tomada muito ocasionalmente.

Sejam em bambu ou verga, os móveis que tenham pó, podem ser inicialmente limpos com um pano húmido ou comum aspirador de pó, mas com um bocal pequeno para que possa chegar aos recantos.

Truques para Limpeza de Bambu

Mas existem, ainda, outros truques mais caseiros para a boa manutenção e limpeza deste tipo de móveis. Uma vez por ano poderá utilizar um vaporizador de plantas ou aplicar óleo de linhaça. Caso pretenda uma limpeza mais profunda, utilize água e sabão com um pouco de amoníaco ou de sal e sirva-se de uma escova pequena para limpar as zonas mais difíceis, mas não se esqueça de secar com muito cuidado.



Deixe um Comentário