Limpeza de Banco de Couro

Como é do conhecimento geral, o couro é um tipo de material que exige alguns tipos de cuidado no que toca à sua limpeza. Por outro lado, os cuidados a ter permitem o aumento da durabilidade do objeto, o brilho e mesmo o próprio conforto de um banco de couro.

Limpeza de Banco de Couro

Por outro lado, apesar de fácil manutenção, existem cuidados como o não deixar um banco de couro ao sol, pois irá queimar o material, promovendo a perca de brilho e criando rachas. Deverá bastar usar um pano seco e macio, pelo menos uma vez por semana, para tirar a poeira acumulada. Se se tratar de um banco de cor clara, será necessária uma limpeza maior: um pano humedecido com água e sabão neutro e depois retirar o excesso com um pano seco.

Também se recomenda, depois da limpeza, passar um pano humedecido apenas em água quente para abrir os poros do couro e então passar novamente com um pano seco.

Limpeza de Banco de Couro

Limpeza de Banco de Couro de Automóvel

Caso se trate de bancos de couro de um automóvel, uma limpeza com sabão neutro e hidratá-los a cada seis meses irá permitir uma melhor manutenção e durabilidade do próprio banco. É, de facto, uma superfície mais fácil de manter e limpar que os normais bancos de tecido.

Para os bancos de couro do seu carro, vai precisar de um pano macio que não solte fios, água, sabão neutro e creme hidratante. Humedeça o pano em água misturada com sabão neutro, mas tenha o cuidado de não molhar o banco em excesso. De seguida, humedeça outro pano apenas com água e passe com suavidade para remover os resíduos de sabão.

Produtos Limpeza para Banco de Couro

Evite produtos de limpeza, mas caso tenha necessidade de os usar, procure produtos da melhor qualidade e específicos para o couro, uma vez que os típicos produtos utilizados nas limpezas domésticas poderão estragar o próprio couro, com o tempo.

A hidratação do couro é de extrema importância devido às características deste material, pois permite evitar a aparência ressequida e quebradiça do assento por muito mais tempo. Utilize um hidratante que seja específico para o couro.

produtos limpeza banco couro

O ideal poderá ser deixar o seu carro na assistência técnica para uma hidratação melhorada, mas também o pode perfeitamente fazer em casa e com as suas próprias mãos.

Um hidratante a utilizar e que se revelará uma ótima opção é usar o óleo Johnson’s para bébé, pois não agride o material – couro – mas deverá ser o óleo puro, sem aromas nem calmantes.

Porém, é de frisar a importância do uso do mesmo produto em cada hidratação, seja ele um produto caseiro ou específico, caso contrário, a alteração do produto utilizado pode causar danos no couro.

Assim, após limpar o banco e secá-lo, passe o óleo ou creme hidratante por toda a superfície e deixe agir cerca de 20 minutos e só depois deverá retirar o excesso com um pano limpo e seco. O ideal será que este tratamento seja feito numa altura em que o automóvel não seja utilizado, em princípio, nas 12 horas seguintes à hidratação, pelo que a melhor altura para este tratamento será de noite.



2 Comentários

  1. Rafael Portela Reply

Deixe um Comentário