Limpeza de Barco

De um modo geral, a limpeza de barcos, iates e embarcações é um processo que implica procedimentos e mesmo produtos específicos. Como é sabido, as marés têm efeitos negativos nos cromados e vidros das embarcações, o que aumenta o tempo e necessidade de limpeza do próprio barco.

Limpeza de Barco

Para deixar o seu barco num brinco, não necessita de usar substâncias tóxicas nem mesmo utilizar esponjas ou vassouras mais duras, que poderão mesmo manchar ou riscar o barco. Caso não queira dispensar grandes quantias na limpeza do barco com produtos específicos, pode sempre deixar o seu barco a brilhar utilizando apenas água, esponja suave, sabão azul e branco, cera, estopa e um simples pano.

limpeza de barco

Comece a limpeza do seu barco pelo convés

Molhe-o todo, inclusive a cabine, pois isso irá ajudar na altura em que for limpar o casco. Lave-o apenas com água, sabão azul e branco e uma esponja macia. De seguida, passe por água e seque com um pano limpo, isto porque se deixar o barco a secar ao ar e por si só, poderão acumular-se resíduos do sabão e manchar a fibra do convés.

Utilize cera náutica para conservar os inox

Caso prefira, pode optar por usar produtos de limpeza para materiais cromados ou mesmo massa de polir, mas sempre misturados com sabão.

Caso se depare com manchas de ferrugem, utilize um produto ácido após aconselhar-se numa loja especializada e nunca se esqueça de usar luvas. Algumas gotas serão suficientes para que as manchas sejam removidas. Esfregue com uma estopa e passe por água.

Limpeza de casco de Barco

Quando chegar a altura do casco, comece, como antes, com uma esponja macia e sabão azul e branco. Proceda como referido na limpeza do convés. O importante será ter o casco à sombra para que o sol não provoque manchas. Quando for a polir o casco, utilize cera náutica que, depois de aplicada, deverá apenas deixar secar. Numa segunda fase, continue a polir, o que vai implicar muitas esfregadelas, sempre em forma circular, para que o casco fique a brilhar.

Limpeza de casco de Barco

Na limpeza da cabine, use os mesmos produtos que utiliza na limpeza doméstica, sendo que se aconselha o uso de produtos com aromas suaves devido à dimensão da área em causa.

Chegando ao motor, deverá usar um produto biodegradável na remoção da fuligem, mas um produto que remova a graxa e óleo do motor. Depois, passe com um pano húmido e termine com um spray à base de silicone para que o motor fique protegido da maresia.

Polimento do Barco

O polimento do barco não deve ser muito frequente pois a massa de polir é um produto abrasivo, pelo que removerá, lentamente, o gelcoat do seu barco

Pode acontecer que a gasolina escorra um pouco quando encher o depósito, deixando a zona próxima do bocal amarelada. O que poderá fazer é aplicar cera nessa zona e não removê-la.

Após ter abastecido a sua embarcação, passe de imediato um pano limpo na zona do bocal de modo a que, pelo menos na hora, esteja essa zona de alguma forma protegida.



One Response

  1. alfredo Reply

Deixe um Comentário