Limpeza de Barricas

Uma barrica é uma vasilha ou tonel com o mínimo de 200 litros de capacidade, utilizada para transportar ou guardar diversos tipos de mercadorias, sendo que o transporte e armazenamento de líquidos é o seu uso mais habitual.

Independentemente do uso que seja feito de barricas, seja na vitivinicultura ou no transporte de azeitonas, se tiver barricas feitas de PEAD (politieno de alta densidade), é dos melhores materiais pois o PEAD é quimicamente muito estável, pelo que a total remoção e neutralização de resíduos deixará a sua barrica praticamente “pura”.

Usar soda para Limpeza de Barricas

A soda é muito utilizada para neutralizar todos os resíduos ácidos que fiquem alojados na barrica, além de que consegue corroer resíduos mais grossos. Caso pretenda usar um desengraxante, ele irá remover os resíduos mais oleosos e tudo o resto que a soda não removeu.

Caso prefira, e tendo essa possibilidade, pode optar por dois tipos diferentes de lavadoras de barricas:

  •  as manuais: ideais para a lavagem e aspiração da água em barricas de 225 a 300 litros e são compostas por um kit com válvula e ligações para limpar a barrica através da depressão. Normalmente têm uma cabeça rotativa de 36 milímetros;
  • as semi-automáticas: estas lavadoras utilizam uma cabeça rotativa com 37 milímetros de diâmetro e engranagem em aço inox Aisi 316, utilizando um sistema semi-automático e são ideais para barricas de 225, 300, 350 e 500 litros.

Um dos maiores fabricantes de máquinas lavadoras de barricas, a Peter Moog & Cia AG constrói máquinas que podem ser ligadas a qualquer bomba de pressão para que consiga uma limpeza da sua ou das suas barricas, mais produtiva e também mais eficiente e económica. A Moog utiliza produtos fabricados em aço inoxidável e com precisão absoluta de modo a garantir uma maior durabilidade e bom funcionamento das barricas.

Limpeza de Barricas

Limpeza de Barricas

Depois de terminado todo o processo de limpeza, a entrada de água na cabeça é fechada com uma válvula de esfera, que permite manter o vácuo que continua a esvaziar, por completo, toda a água que ainda estiver na barrica.

A Moog também dispõe de modelos especiais de máquinas lavadoras de barricas empilhadas.

Quando trabalha com barricas para utlizá-las com vinho e as mesmas procedem de um outro vinho, deverão ser limpas com água a uma temperatura entre os 65º e 85º C, a 100-140 bar, durante cinco minutos. Não deverá nunca aumentar a pressão de 140 bar de modo que as características da madeira se mantenham respeitadas.

Após a realização de cada transfega, é necessária uma lavagem abundante com água quente, com a duração de dois a três minutos. Caso existam resíduos tartáricos, deverá auxiliar-se de algum aumento de pressão.

Escorrimento após Limpeza de Barricas

De seguida, deverá ser feito um escorrimento com a duração mínima de 40 minutos para evitar a formação de ácido sulfúrico. De seguida, deverá fazer uma menagem com 5 gramas de enxofre em pastilha, o que vai permitir limitar a quantidade de oxigénio presente no barril, permitindo uma oxidação controlada no enchimento e o desinfetar a superfície interna que alberga a maioria dos microorganismos.


Deixe um Comentário