Limpeza de Bicicletas

As aparências iludem. Existe um avariado tipo de tarefas que realmente se tornam mais complicadas do que à partida se julga, e a limpeza de uma bicicleta é um desses casos.

Limpeza da corrente da bicicleta

Uma coisa que deveremos ter sempre em mente é a preocupação com a limpeza da corrente da bicicleta. Há que ter cuidados, até porque uma bicicleta é sempre um investimento.

Os donos de bicicletas de montanha, o que muitas vezes fazem é desmontar as rodas, que irá proporcionar uma melhor limpeza da própria bicicleta e corrente. Começam por uma lavagem com óleo específico para bicicletas  mas também há quem tenha tido bons resultados na utilização de óleo queimado da oficina.

Limpeza de Bicicletas

Por outro lado, há quem use querosene, que não afeta a tinta nem a desgasta, o que é logo uma vantagem, além de se economizar na água. Depois é só passar com cera própria.

Para quem anda diariamente de bicicleta, recomenda-se a sua lavagem duas vezes por semana, mas caso vá para locais com muita lama, então a limpeza deverá ser depois do regresso a casa. Há quem lave a sua bicicleta à pressão, ou seja, nas estações de serviço, sendo que tem o cuidado de não direccionar o esguicho de água directamente para os pontos essenciais de rotação da bicicleta. Depois, basta apenas deixá-la secar sem se esquecer de lubrificar as áreas necessárias nem a corrente. Estes utilizadores apontam para a preferência de uso de óleos específicos e não o típico Spray Bala pois por serem demasiado inerentes, acabam por corroer em demasia as peças, além de secarem muito rápido.

Limpeza de Bicicletas

Os especialistas, no entanto, recomendam outro tipo de limpeza a partir dos básicos. Deverá começar por limpar a corrente com uma escova (ou se preferir um pincel) embebido em querosene. Aplique com cuidado para que não espalhe o querosene para outros componentes da bicicleta.

Limpe com o mesmo método e cuidado as engrenagens

Posteriormente a estas limpezas, deverá então continuar com água e sabão (detergente) de ph neutro para limpar o total da sua bicicleta e, deste modo, ao mesmo tempo, estará a preservá-la. Depois basta enxaguar e secar com um pano macio. Depois de seca, na bicicleta falta apenas a lubrificação da corrente. Para isto, deverá colocar duas ou três gotas de lubrificante em cada elo da correia.

Caso não conheça nenhum produto específico, há quem já tenha usado e com bons resultados  uma cassete de limpeza do Continente que traz escovas de limpeza e tudo. Por outro lado, há quem prefira o Chain Cleaner da marca Barbieri, que deixa a corrente da bicicleta em ótimo estado.

Quem tem a bicicleta cheia de terra e de pó, também utiliza o Bike Clean da Motorex e também obtém resultados fantásticos.

Acima de tudo, o que lhe interessa na sua bicicleta é a boa manutenção da corrente, dos pedais e restantes componentes, pois isso será essencial para que toda a transmissão funcione devidamente e com maior durabilidade, aumentando em cerca de 30% de duração.



Deixe um Comentário