Limpeza de cadeiras estofadas

Quer se trate da nossa casa ou de um escritório ou mesmo de uma sla de cinema, as cadeiras com estofo estão sempre expostas a sujidades. Por mais cuidado que se tenha, muitas vezes não conseguimos impedir que os acidentes aconteçam, como o derrame de líquidos ou mesmo de comida. O que poderemos fazer é mesmo evitar que estes danos se tornem permanentes.

Limpeza de cadeiras estofadas

Para ajudar neste tipo de limpeza, utilize um balde, água, sabão em pó, uma esponja e um detergente ou branqueador (clareador), este desde que esteja sempre diluído em água.

No balde, misture o sabão, a água e o detergente (ou clareador se a sujidade for muita a cadeira tiver muitas manchas). Molhe a esponja e passe-a com muito cuidado no estofado da cadeira. Ao invés, e menos caseiro, poderá usar a esponja e um produto multi-usos.
Porém, a total remoção de manchas e limpeza da sua cadeira estofada depende, em muito, do estado em que ela se encontra, do próprio tempo que a mancha tem e do próprio tipo de mancha que se trata, pelo que remover a sujidade por completo poderá não estar alcançável, infelizmente.

Em regra, após a limpeza de uma cadeira estofada, ela fica naturalmente um pouco húmida e o período de secagem pode chegar às oito horas.

Limpeza de cadeiras estofadas

Se se tratar de uma limpeza num escritório, também não se pretende que nem fornecedores nem clientes, para não mencionar os próprios trabalhadores, fiquem com a mínima impressão negativa do aspeto do escritório, pelo que se deve sempre proporcionar um ambiente limpo e saudável. A não devida e competente limpeza de pós e sujidades, inclusivé e de importância máxima das cadeiras estofadas poderá mesmo originar reações alérgicas, o que será sempre desagradável.

Empresas especializadas na limpeza de estofados

Em regra, as empresas especializadas na limpeza de estofados, incluindo cadeiras em locais comerciais, utilizam um processo de remoção de sujidade a vácuo de alta pressão, enxaguando a cadeira em seguida. E é apenas com a remoção a vácuo que a água com que se enxaguou as cadeiras sairá.

Estas empresas conseguem, mesmo, alcançar uma limpeza do estofado até 4 cm de profundidade, o que permite uma eficaz eliminação de ácaros, fungos e bactérias que se alojam mais profundamente, inclusivé na espuma do estofado.

Também é sabido que estas empresas procedem com um importante processo em termos de manutenção de estofados, que é a impermeabilização. Ela irá ajudar na conservação do tecido, evitando que líquidos derramados penetrem no próprio estofado, além de que poderá prevenir manchas e maus odores.

Caso aconteça um acidente após a impermebealização, bastará passar com um pano ou papel absorvente, sem ter de esfregar. Este processo é especialmente importante no caso de as cadeiras serem utilizadas por crianças.

Para a eliminação da poeira de um tecido estofado de uma cadeira, deverá usar uma escova macia ou um aspirador, desde que de baixa potência. Caso se veja com necessidade de remover manchas, use um pano limpo, esponja ou um papel absorvente e remover com a maior rapidez possível, desde que não comprima o tecido / estofado.

Para revestimentos de cadeiras em pele sintética, limpe apenas com um pano humedecido em água misturada com sabão neutro. Por outro lado, se a sua cadeira estiver estofada com couro, deverá limpá-la com um pano humedecido em águam e passando-o suavemente no estofado e depois deverá secá-lo com um pano branco.



2 Comentários

  1. Sandro Silva Reply

Deixe um Comentário