Limpeza de calhas

O escoamento exterior de água numa casa é composto por variadas partes, desde tubos a beirais a caleiras. Uma delas são as calhas, um dos elementos de escoamento da água composto por um cano cortado ao longo do beiral de um telhado.

O objetivo de uma calha é a recolha de água que escorre dos telhados, conduzindo-a para os respetivos tubos, evitando, assim, que a água molhe as próprias paredes da casa. Por outro lado, outra finalidade é mesmo o aproveitar dessa água, transportando-a para reservatórios.

Os algerozes, por sua vez, poderão ser parte da própria parede da casa, sendo que nestes casos toda a tubagem e secções deverão ser construídos com o mesmo material que a parede (em regra argamassa).

Limpeza de calhas

Mesmo assim, poderá ser necessário revestir com material impermeável a parte de recolha da água. Tanto a água como outros tipos de sujidades retidas nas calhas podem, com o decorrer do tempo, vir a causar sérios danos (senão danificar permanentemente) ao telhado, paredes e pintura. Por tudo isto é da máxima importância manter as calhas limpas e sem detritos de modo a que o escoamento ocorra da melhor maneira e sem interrupções. Assim, o sugerido por técnicos e especialistas é que seja feita uma manutenção e limpeza das calhas duas vezes por ano, mas uma limpeza completa, de modo a que tudo funcione devidamente e se evitem problemas de escoamento das águas.

Lembre-se que sempre que pretender aceder às calhas, o deverá fazer com o auxílio de um escadote, mas que não o deverá apoiar sobre ela pois poderá danificá-la ou mesmo quebrá-la, pelo que o ideal será mesmo ter o auxílio de uma segunda pessoa para que segure na escada enquanto se procede à limpeza das calhas.

Limpeza de calhas

Não se esqueça, também, de usar luvas para remover as folhas, galhos ou outras sujidades soltas. Sirva-se de uma pá de plástico para o ajudar na limpeza das calhas.

Tente fazer um monte do que retirar das calhas e depois colocar esse lixo num saco, aproveitando essa ocasião para também retirar o que estiver ao seu alcance do próprio telhado. Isto irá evitar que a calha fique logo de novo entupida.

Remover a sujidade das calhas

Depois de remover a sujidade das calhas, lave-as com uma mangueira. Aproveite que tem a mangueira para também proceder à lavagem dos tubos.

Se, por algum motivo, as calhas ainda estiverem entupidas quando começar a usar a mangueira, o que poderá fazer, também, além do já mencionado anteriormente, é deixar cair pelo tubo um peso de areia, que assim, irá desobstruir as calhas ao empurrar os resíduos restantes pelo resto dos tubos, deixando o caminho livre para a água passar.

Para poder manter os tubos por onde passa a água desimpedidos, use para cada um deles uma espécie de tela de arame para proteção contra folhas. Insira a tela em cada tubo e empurre-a até que fique firme. Esta tela irá evitar que os resíduos entrem no tubo e entupam.

Em especial nos locais com muitas árvores, uma limpeza às calhas e tubagens de escoamento de água deve ser feita com frequência.



One Response

Deixe um Comentário