Limpeza de camurça

Quando se fala de camurça e de couro há que ter em mente que se tratam de diferentes tipos de pele e mesmo distingui-los do tecido em si que constitui uma peça.
O tecido apenas imita a superfície da camurça. Ela é usada no fabrico de uma série de peças, sejam elas de vestuário e calçado ou de mobiliário.

Porque os objectos de camurça uma vez adquiridos são usados praticamente dia-a-dia por quem compra, faz com que necessitem de cuidados especiais de forma a manter a beleza inicial e cuidar dessa peça de modo a contribuir para a sua durabilidade.

Quando uma peça de camurça é produzida, em regra é a camada mais externa da pele que é usada, pois é mais resistente e durável que a superfície interna.

A camurça é mais maleável que o couro puro, mas como em tudo, paga-se um preço. Por um lado, suja-se mais facilmente que o couro, mas por outro é mais difícil de limpar.

Cuidados a ter com a água na camurça

Algo que deverá também de se lembrar é que a camurça não é, de todo, indicada para climas chuvosos. Se se tratar de uma peça de vestuário cheia de água, em primeiro lugar deverá desde logo passar toalhas de papel ou panos macios e depois deixar que seque à temperatura ambiente.

Caso tenha molhado o seu par de sapatos ou botas de camurça, também deverá em primeiro lugar passar com um papel absorvente para retirar o máximo de água à superfície possível. Coloque dentro deles papel de forma a que quando os colocar a secar, eles mantenham a sua forma.

Limpeza de camurça

Tirar manchas da camurça

Com o passar do tempo e uso que fizer da sua peça de camurça, tem sempre nas suas mãos o poder de aumentar a sua durabilidade.
Primeiro que tudo deverá passar no objecto de camurça e passar uma toalha de banho limpa. Caso se depare com pequenas manchas já secas, o que tem a fazer é esfregar sobre elas com uma borracha de lápis limpa. Mas se forem manchas ainda molhadas, deverá mesmo absorver quaisquer excessos primeiro, mas não só. Coloque um peso em cima da toalha para que o poder de absorção seja maior. Não se preocupe se a sua peça ficar com um cheiro avinagrado depois de secar, pois isso passará dentro de breve.

Por último, e em especial no caso de um par de sapatos, o que deverá fazer é escovar a camurça delicadamente.
De qualquer forma, seja uma peça de vestuário ou mobília, que apresente uma mancha de gordura ou óleo, o que deverá fazer é mesmo aplicar um produto específico para camurças e couro, um produto desengraxador.

Que fique bem ciente que se resolver tentar remover resíduos ou limpar a camurça com o seu próprio método, inventado, provavelmente irá contribuir para o galopante fim dessa mesma peça, pelo que se não estiver cem por cento certo do que vai fazer com a camurça, então o melhor é mesmo entregar o trabalho de limpeza a profissionais. Não danifique de modo irremediável a sua peça de camurça. Mantenha-a num local escuro e arejado pois este tipo de pele necessita de estar guardado num local arejado e sem humidade.



One Response

Deixe um Comentário