Limpeza de carpetes

Uma das preocupações com que nos deparamos diariamente nas nossas  lides domésticas, é não apenas com a manutenção da nossa casa, mas também com a limpeza de todo o mobiliário e decoração o que, claro está, implica também a limpeza de carpetes.

Geralmente, utilizamos produtos específicos para variados tipos de limpeza e de superfícies. No caso de carpetes, temos à disposição produtos especialmente desenvolvidos para a limpeza destes acessórios em tecido e outro tipo de fibras.

Em alternativa a estes produtos específicos para a limpeza de carpetes, pode também aproveitar o produto com que limpa os estofos do seu automóvel ou os estofos do sofá.

Como fazer a limpeza de carpetes

Um dos passos mais importantes para conseguir limpar as carpetes com sucesso é a rapidez com que o faz. Ou seja, assim que se deparar com algo derramado na carpete, deverá logo de imediato começar a tratar do assunto.

Passe primeiro com toalhitas, como as Dodot, para remover excessos e mesmo atenuar eventuais odores, além de fazer logo uma primeira limpeza. Se não for uma nódoa ou mancha antiga, o já conhecido Karpex pode dar bons resultados.

Em regra, o fabricante deste produto recomenda a mistura de três tampas do produto diluídas em meio litro de água. Depois, esfregue com uma escova macia, por exemplo uma de escovar fatos, na área afetada ou suja e deixe secar por cerca de duas horas. Depois de secar, aspire essa mesma área e terá a sua carpete limpa. Lembre-se que não irá necessitar de enxaguar a carpete nem a zona tratada.

 

Vacuum cleaner brush

 

Limpar carpetes , embora seja uma tarefa relativamente fácil, ainda assim exige alguns cuidados. Regularmente o que fazemos é aspirar e retirar o pó, mas por vezes podem persistir restos de sujidade mais entranhada nas fibras, sem que nos demos conta.

Siga a nossa próxima sugestão para acabar com este problema:

  1. Em cima da carpete a limpar, espalhe um pouco de bicarbonato de sódio ou, na falta deste, farinha maisena (farinha de milho).
  2. Deixe ficar por cerca de meia hora e depois então poderá aspirar.
  3. Se achar que não removeu toda a sujidade, pode repetir o processo, isto porque tanto o bicarbonato de sódio como a farinha têm a capacidade de absorver sujidades e poeiras mais entranhadas.

Opções caseiras de limpeza de carpetes

Se for daquelas pessoas adeptas de opções caseiras e mais ecológicas para a limpeza da sua casa, a nossa próxima sugestão apresenta-se como uma solução  bastante barata.

  • Pegue num repolho verde e corte-o ao meio.
  • Passe por cima da carpete e deixe atuar cerca de quinze minutos.
  • De seguida, é só aspirar.
  • No caso de existirem nódoas ou manchas, esfregue com insistência e força com o repolho e repita tantas vezes quantas as necessárias para que a mancha desapareça.

 

A próxima dica é ideal para os fumadores com carpetes em casa e aos quais já aconteceram pequenos acidentes.

  • Coloque num recipiente uma cebola, já esmagada, e junte pó talco e vinagre branco
  • misture tudo muito bem até que fique com uma consistência pastosa.
  • Em seguida, coloque essa mistura por cima da zona queimada e deixe secar.
  • Depois de seco, aspire a área, mas suavemente. A zona queimada fica mais esbatida, sem que seja necessário a substituição da carpete.


Deixe um Comentário