Limpeza de casaco de couro

Todos sabemos que quando adquirimos uma peça em couro verdadeiro, que estamos a fazer um investimento a longo prazo, já para não falar que possivelmente durará uma vida.
Como em praticamente tudo, desde que bem e devidamente cuidada e mantida, uma peça de couro terá a aparência inicial por muito tempo.

O melhor exemplo que temos de como uma peça de couro é intemporal é no caso dos casacos de couro. Existem, obviamente, cuidados a ter e fáceis de aplicar, que lhe permitirão gozar e disfrutar do seu casaco durante longos anos.

Cuidados a ter com a manutenção e limpeza de casacos de couro

Em primeiro lugar, um casaco de couro nunca deverá estar nem ser guardado em armários fechados ou em locais sem qualquer ventilação e que sejam húmidos. Outra coisa que também não deverá fazer é deixar um casaco de couro guardado nos típicos sacos de plástico das lavandarias.

Da máxima importância é que se molhou o seu casaco de couro, nunca, mas nunca mesmo, o deverá guardar sem que esteja completamente seco.

Se, por outro lado, quando for buscar o seu casaco já guardado há algum tempo e este apresentar pequenas manchas de mofo, limpe-o logo de imediato com um pano, pelo menos duas vezes seguidas. Caso o pano com que limpar o casaco não estiver limpo, deverá passá-lo primeiro por água e limpar o casaco.

Limpeza de casaco de couro

Nunca, em qualquer ocasião, sujidade ou manchas e nódoas com que se depare no seu casaco de couro, deverá usar qualquer tipo de produto químico nem que contenha substâncias químicas. O ideal para um casaco de couro é mesmo o típico pano limpo e macio embebido em água, sendo que depois de limpar o casaco o deverá deixar a secar ao ar livre. Se o deixar ao sol, deverá ser apenas por pouco tempo para que o couro não acabe por ficar ressequido ou desbotado. O ideal é mesmo apenas deixá-lo ao sol o suficiente para tirar a humidade que o pano húmido deixou.

Depois de comprovar que o seu casaco está completamente seco, deverá aproveitar a oportunidade da limpeza para aplicar um hidratante específico para peças de couro. As sapatarias são o melhor local onde poderá encontrar um produto deste tipo. Se por algum motivo não conseguir encontrar um hidratante específico para o couro, pode aplicar no seu casaco o seu próprio hidratante corporal, de preferência incolor e sem essências. Passe por todo o casaco. Verá como ficará macio e protegido.

Deverá hidratar o seu casaco de couro três ou quatro vezes por ano, pois isso não apenas irá tirar o seu casaco do armário, como irá prolongar a beleza e própria durabilidade dele.

Mas as manchas num casaco de bolor também poderão ter maior ou menos profundidade. Assim, se as manchas de mofo forem mais superficiais, a passagem com pano húmido de água será suficiente. Se o seu caso fôr o contrário, passe primeiro com um pano seco e limpo por todo o casaco e, de seguida, passe nele uma solução resultante da mistura de água com vinagre de maçã, esfregando delicadamente com um pano. Deixe a secar à sombra por algumas horas. Depois de seco, deverá hidratar o seu casaco. Para isso, passe glicerina no casaco, muito ao de leve.


1 Comentário para “Limpeza de casaco de couro”

  1. ines salgueiro diz:
    olá boa tarde,
    tenho um blusão de cabedal e derreteu.se um rebucado no bolso!agora tenho uma bolinho (mancha) e não sei como tirar pois já li tanta coisa……será que me pode ajudar?
    muito obrigada
    is

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>