Limpeza de cavalos

Quem gosta de cavalos, os tem ou treina com eles, já sabe que são animais que necessitam de cuidados e atenção.

A sua manutenção e limpeza acarreta, por isso, alguns cuidados específicos.

De seguida, deixamos alguma dicas para a limpeza de cavalos.

 Dicas de limpeza

limpeza-cavalos2Diariamente deverá limpar o cavalo antes de o montar, de preferência num local bem iluminado.

A limpeza do corpo deve começar pela escovagem com uma escova própria, uma almofaça, muito útil na remoçao de lamas ou suor da pelagem do animal. Esta escova também permite, ao mesmo tempo que limpa, ativar a circulação sanguínea do cavalo, libertando a tensão dos próprios músculos. Opte por uma escova de borracha.

Se o cavalo estiver num zona mais interior, no campo, irá precisar de maiores limpezas. Faça-se acompanhar de uma brussa a par da almofaça. Lembre-se é que a escovagem do cavalo deve ser feita em círculos ao contrário dos ponteiros do relógio. Tome cuidado nas zonas dos ossos do cavalo, pois são zonas mais sensíveis. Comece por escovar o pescoço e vá descendo até à cernelha e depois então escove o dorso e a garupa.

A pressão que deverá exercer varia consoante as reações do próprio cavalo e deverá alterar a pressão que aplica na escova de acordo com estas. Assim, se o cavalo se tornar agitado é porque não está a gostar.

Use uma cardoa para escovar a crina, o pêlo e no fim a cauda, avançando apenas alguns centímetros de cada vez. Porém, há quem defenda que a cauda deve ser apenas “passada” por entre os nossos dedos. Seja qual for a sua opção, nunca se coloque por detrás do cavalo para não se sujeitar a levar um coice.

Faça uma última passagem com escova ou pano de algodão para dar brilho à pelagem do animal.

Para o focinho, deverá utilizar uma escova de dentes ou uma cardoa. Retire a sujidade em geral, mas lembre-se de proteger os olhos do cavalo. Passe depois com uma esponja macia e húmida junto dos olhos e narinas.

Chegou a altura de limpar as patas. Comece por deslizar a mão pela pata do cavalo e depois aperte ligeiramente a área do tendão, na parte inferior da perna, e levante a pata. Munido/a do ferro de cascos, limpe todos eles, verificando se o casco está saudável, sem infeções ou rachas.

Se não sabia, o cavalo também é um animal que necessita de relaxar, pelo que a limpeza é uma boa oportunidade para tal. Faça-o no final da limpeza. Assim, arranje uma luva própria para o efeito (feitas de crina ou couro) e passe por todo o corpo do cavalo.

Dar mesmo banho ao cavalo também é necessário. Lavar com água e champô é o aconselhado, se bemque em regra bastará lavar o cavalo na altura do Verão, exceto se se tratar de um cavalo de competição, que obviamente irá necessitar de banhos mais frequentes.

Deverá estar preparado para ficar bem molhado, portanto previna-se. Coloque um par de luvas de borracha para proteger as suas mãos.

Na altura do Inverno, quando quiser tratar do seu cavalo, ou do cavalo que monta, não o destape por completo. Dobre o cobrejão (a manta alentejana própria para cavalos), deixando apenas as partes que estiver a limpar no momento descobertas.



One Response

Deixe um Comentário