Limpeza de cavaquinhos

O cavaquinho é um instrumento musical de corda, típico do Norte de Portugal, mais concretamente do Minho.

Fazendo parte da cultura popular portuguesa, historicamente foi levado pelos nobres para o estrangeiro, para colónias portuguesas como Moçambique, Cabo Verde, Madeira e Brasil.

Apesar de muito conhecido, a grande maioria das pessoas não tem conhecimento dos cuidados que se deve ter com este instrumento.

Por isso, confira as dicas de limpeza de cavaquinhos, que lhe mostramos já de seguida.

Dicas de limpeza

  • cavaquinhoQuem tem um cavaquinho e pretende mantê-lo nas melhores condições, de modo a que perdure a sua durabilidade, tem como primeira opção de manutenção seguir as recomendações do próprio fabricante, que poderão variar consoante o tipo de material de que é feito o instrumento ou do tipo de acabamento de que foi alvo na sua fabricação.
  • Para proteger o corpo do seu cavaquinho, deverá usar uma cera altamente resistente que proteja o instrumento de ações externas. Nas lojas de música com certeza irá encontrar produtos próprios para este efeito.Em todo o caso, e se não for entendido na matéria, antes de efetuar qualquer limpeza no seu cavaquinho, consulte um técnico de modo a que lhe seja dada uma opinião concreta.
  • Algo que nunca poderá usar na limpeza ou manutenção do seu cavaquinho são produtos abrasivos. Caso não tenha material adequado, limpe o seu cavaquinho apenas com um pano seco ou muito ligeiramente humedecido. É ainda aconselhado que seja feita uma limpeza total do instrumento, antes de proceder à troca das cordas.
  • Se reparar que tem algum parafuso enferrujado, deverá desde logo retirá-lo, passando um esfregão palha-de-aço seco no próprio parafuso. Se se deparar com pontos de ferrugem em locais de difícil acesso, opte por o fazer com um cotonete.
  • No final da limpeza, passe um pano seco e sem pêlos por todo o instrumento. Saiba que sempre que utilizar ou tocar com o seu cavaquinho, deverá passar um pano seco nas cordas, de modo a que não fique qualquer resíduo ou gordura dos seus dedos, pois isto vai permitir que durem por mais tempo. Além disto, se as cordas estiverem sempre limpas e novas, verá que a qualidade do som emitida se mantém mais destacada por mais tempo.
  • Caso se depare com o facto das cordas não afinarem ou perderem rapidamente a sua afinação, poderá ser porque não colocou cordas de qualidade. Pode ainda dever-se ao facto de que as cordas, quando colocadas na tarracha, não foram colocadas com o devido cuidado, nem dadas voltas suficientes na tarracha, o que provoca mau contacto, afetando assim, o funcionamento do seu instrumento.
  • Também a humidade pode afetar as cordas do cavaquinho.
  • Se quando tocar com o seu cavaquinho reparar que o som emitido é um pouco apagado e de baixo nível, sem agudos, poderá ser que as cordas já estejam demasiado gastas. Verifique os potenciómetros. Caso estejam sujos, limpe com um pano seco ou cotonete.
  • Outra solução poderá passar não por uma limpeza, mas por diminuir o espaço entre as cordas do cavaquinho e os captadores, mas não de forma a que fiquem demasiado próximos.

Estas são apenas algumas dicas de limpeza de cavaquinhos que poderão ajudar a prolongar a sua qualidade e durabilidade.



Deixe um Comentário