Limpeza de circuitos eletrónicos

Um circuito eletrónico é um tipo de circuito que utiliza vários componentes como transístores e resístores, produzindo transformações elétricas.

Um exemplo de circuito eletrónico é um amplificador de som. Ele recebe sinais elétricos de um microfone, amplificando-os e entregando-os ao altifalante.

Um dos melhores produtos para limpar um circuito eletrónico é o álcool isopropílico, mais conhecido por isopropanol ou 2-propanol, uma substância química incolor, de forte odor, solúvel em água e altamente inflamável. A percentagem de água é inferior a 1%, pelo que a oxidação das peças é praticamente nula.

O principal uso deste tipo de álcool é mesmo para a limpeza de circuitos e componentes eletrónicos. Visto ser muito agressivo, deverá usar sempre luvas de borracha e ter cuidado para não inalar (ou o mínimo possível).

 

circuito-eletronico2

 

Como fazer a limpeza

Se um aparelho de rádio já muito antigo e resolve dar uma limpeza nos circuitos, a primeira coisa que, provavelmente, vai reparar é que estes parecem estar cobertos com uma camada de poeira, já endurecida, e talvez mesmo oleosa em alguns locais.

O melhor a fazer nestes casos é pegar em água e detergente. Mas, tenha muito cuidado para secar por completo antes de ligar o aparelho. Caso contrário, um curto-circuito é quase certo. Pode sempre optar por produtos próprios de limpeza de circuitos eletrónicos, como o Deoxit.

Deverá sempre retirar as válvulas dos transformadores, pois como estes não estão blindados, não se podem molhar. De qualquer forma, o ideal é que o circuito seque completamente. Poderá secar o circuito e os seus componentes com um secador de cabelo, se achar necessário, mas sempre a uma distância apropriada e a uma temperatura moderada. Se deixar a secar ao sol, use um anticorrosivo antes de voltar a montar o circuito.

Para um leitor ótico apenas uma pequena quantidade de um produto de limpeza deve ser aplicada. Por outro lado, numa placa como uma drive de cd’s ou dvd’s, só deverá utilizar produto se realmente necessário. Se vir que não tem grande necessidade de uma limpeza interior, o melhor é não mexer, pois poderá causar problemas ou mesmo danificar de alguma forma a drive ou fazer algo que provoque danos na drive.

O álcool isopropílico é o produto mais indicado para limpar placas e circuitos eletrónicos, pois deixa uma camada protetora no próprio circuito ou placa.

Assim, para proceder a uma limpeza de um leitor ótico, use este produto auxiliando-se de um cotonete. Use mesmo a tampa da embalagem, onde deita um pouco de produto e com o cotonete limpa o leitor. Com o outro lado do cotonete seque o leitor.

Caso queira limpar a placa de uma drive, o aconselhado é mesmo utilizar um pincel macio. Se a placa estiver realmente suja, passe nela com o pincel humedecido com o álcool isopropílico.

Tenha sempre o cuidado e atenção de não aplicar nenhum tipo de produto com solvente,  pois este irá danificar em definitivo não apenas a drive, mas o próprio computador.



2 Comentários

    • meister Reply

Deixe um Comentário