Limpeza de cisternas

Tal como os painéis solares armazenam energia durante os meses de sol, as cisternas armazenam chuva durante os meses chuvosos. Há vários modelos de cisternas para armazenar a água da chuva, tanto quadrados como rectangulares  cilíndricos ou tubos pvc. O problema aparece quando temos de as limpar.

Em primeiro lugar, deve entender-se a estrutura da cisterna. O ideal é ter uma cisterna com um volume máximo de 20.000 litros, se se tratar da cisterna de sua casa. Pode ser colocada ao nível do solo ou, como é mais habitual, enterrá-la. O seu revestimento pode ser feito com fibra de vidro, ferrocimento, cimento armado ou alvenaria. Geralmente quando se trata de grandes volumes, usa-se cimento armado e para pequenos volumes a fibra de vidro.

Melhor forma de Limpar Cisternas é evitar a Sujidade

Uma das recomendações para iniciar o capítulo de limpeza é saber como evitar a sujidade. Para que tal aconteça, convém que tenha uma cobertura para impedir que insectos, sujidade ou qualquer outro tipo de impureza contamine a água.

limpeza de cisternas

Uma segunda recomendação é a de não retirar água da cisterna com objectos sujos, como é o caso de baldes. Isso irá contaminar toda a água da cisterna, tornando-a imprópria para uso doméstico.

Mas apesar de tudo, a manutenção da sua cisterna não é assim tão difícil e dispendiosa quanto parece. O maior investimento é o inicial.

Como fazer Limpeza de Cisternas

Para limpar a sua cisterna, basta: um balde, panos limpos, uma escova, uma pá plástica, uma colher e água sanitária.

O primeiro passo é reservar apenas um palmo de água na cisterna. De seguida, para retirar o lodo, escove as paredes e lave o reservatório com jactos d’água. Retire a tampa do fundo para deixar escoar a água da limpeza. Elimine todos os resíduos que sobram.

Depois de limpa, encha a cisterna com: 1 litro de Água Sanitária mais 1000 litros de água ou 1 copo (400ml) de Hipoclorito de Sódio mais 1000 litros de água. Deixe desinfectar por 2 horas. Não use esta água por causa da sua elevada dosagem de cloro. Esvazie a caixa d’água, abrindo todas as torneiras da casa. Encha novamente com água tratada para consumo.

evitar sujidade cisternas

Faça exactamente o mesmo procedimento com a tampa da cisterna. Anote o dia em que efectuou estas limpezas para voltar a repetir dentro de meio ano.

Tente manter a Cisterna limpa para evitar limpezas de Cisternas constantes

Como pode ver, não é difícil manter a sua cisterna limpa. Não receie que a água possa estar em mau estado. Se proceder a uma limpeza de 6 em 6 meses, é garantido que a cisterna vai manter o seu bom estado. Por vezes, a acumulação de lodo e sujidade pode causar danos maiores na sua reserva de água. Pior do que isso, se usa esta água para consumo, pode correr o risco de estar a usar água contaminada, provocando doenças no estômago e na pele. Portanto, se o que quer é usufruir da sua reserva ecológica de água sem correr riscos, cuide bem dela, pois não é todos os dias que podemos construir uma nova cisterna. Aproveite bem a chuva de inverno e tenha água para o resto do ano!



Deixe um Comentário