Limpeza de cobre

O cobre é um metal que dispensa apresentações. Contudo, se pretender proceder à limpeza de cobre, algumas orientações básicas são sempre uma ajuda para o conseguir fazer da melhor forma.

Se tem peças de cobre na sua casa, mas que já começam a revelar as marcas do tempo com pequenas manchas e sujidades difíceis de remover, então confira as nossas próximas dicas de limpeza de cobre já abaixo.

Dicas de limpeza

Se precisar limpar objetos e / ou peças de cobre faça uma pasta com:

  • uma chávena de café de farinha
  • uma chávena de café de sal
  • uma chávena de café de vinagre

Misture tudo até ficar uma pasta homogénea. Esfregue com um pano macio no objeto que pretende limpar e deixe ficar durante uma hora. Retire com um pano seco e limpo.

Se se tratar de uma peça decorativa, passe apenas com vinagre e sal. Deixe  ficar por uma hora e depois lave muito bem, de forma a eliminar todos os vestígios da mistura.

 

limpeza-cobres

 

Limpeza de peças antigas

Para limpar peças antigas de cobre que estejam oxidadas, ponha numa panela vinagre a ferver. Adicione sal grosso e misture até que fique uma massa quase dura. De seguida, aplique sobre a peça com um pano macio. No final, passe bem por água morna e seque também com um pano macio. Finalizado o processo vai notar que a peça renovou o brilho de outros tempos.

Para limpar uma panela de cobre que esteja já descolorida. Faça uma pasta com uma colher de sopa de sal, uma colher de sopa de vinagre branco e uma colher de sopa de farinha. Lembre-se das luvas de borracha para as suas mãos. Uma vez que o vinagre é ácido, lave apenas com água quente e detergente, sendo que deverá enxaguar bem antes de polir para que a panela tenha mais brilho.

Cuidados extra

Uma panela de cobre está sempre revestida por outro material, em geral estanho ou aço, de modo a que não afete os alimentos através de reações químicas nocivas. A fim de evitar riscos na panela e possível libertação de substâncias, use apenas colheres de madeira ou não aderentes.

De reparar que algumas panelas de cobre poderão ter um revestimento de laca, que pode ser removido antes de aquecido. Sigas as instruções do fabricante ou então pode colocar a panela numa mistura de uma chávena de chá de bicarbonato de sódio e quatro litros de água a ferver. Deixe a panela de molho até que a água arrefeça e retire o tal revestimento. Lave e enxague a sua panela normalmente.

Para deixar as suas peças de cobre a brilhar, prepare uma mistura de um litro de água com potássio de sódio e aplique. Não se esqueça das luvas, de uma escova e de um pano. Deixe a peça de molho durante dez minutos e depois escove-a e volte a coloca-la de novo de molho, por outros tantos minutos.

Despeje a mistura numa panela e leve ao lume a ferver. Nessa altura, coloque a panela que está a limpar de novo de molho. Verá como o cobre vai ganhando brilho. Controle esse brilho tirando a panela do líquido. Retire-a com a ajuda de uma pinça quando atingir o nível de brilho desejado e seque com um pano.

Uma última opção caseira para a limpeza de cobre é pulverizar a peça com vinagre quente. De seguida, polvilhe essa mesma área com sal e esfregue com suavidade com uma esponja, com movimentos circulares para dar brilho.



2 Comentários

Deixe um Comentário