Limpeza de copos de cristal

Manter copos de cristal sempre limpos e bonitos nem sempre é tarefa fácil. Um bom truque para saber se estão realmente limpos é vendo através da luz se o copo não apresenta quaisquer marcas de dedos ou se não está embaciado.

Caso estejam sujos, não se preocupe, porque se não sabe como fazer a limpeza de copos de cristal a nossa equipa vai ajudá-lo.

Confira já de seguida algumas dicas para a limpeza dos copos de cristal.

Limpar copos de cristal

Comece por lavar o copo com água morna e uma pequena porção de detergente da loiça. Enxague bem e coloque o copo de cristal virado ao contrário sobre um pano limpo, para que fique a escorrer até secar.

Dê uma polidela rápida para tirar qualquer marca de água, fazendo uso de um pano de linho.

Quando for guardar os copos de cristal, lembre-se que estes deverão ficar sempre em pé, longe de alimentos e de produtos de limpeza, para que o cristal não apanhe cheiro.

 

limpeza-copos-cristal

 

Conservar o brilho

Para conservar o brilho dos seus copos de cristal, lave cada um separadamente em água quente com detergente líquido. Passe-os individualmente por água limpa e seque, em seguida, com um pano macio e limpo.

No caso de ter dois copos encaixados um no outro e de estar com receio de os desencaixar, encha primeiro o de cima com água fria e mergulhe o de baixo em água quente.

Se desejar dar aos seus copos de cristal aquele brilho especial, quando os tiver a limpar, inclua vinagre na última água de enxaguamento. Misture uma parte de vinagre para cada três partes de agua morna e só depois então proceda com o enxaguamento final.

Cuidados extra

Como se sabe, os copos de cristal são muito mais valiosos e também frágeis que os copos de vidro simples. Por isso, na hora de manuseá-los todo  o cuidado é pouco, especialmente na altura de os lavar, reduzindo ao máximo as possibilidades de os partir.

Para evitar acidentes indesejados utilize luvas de borracha, pois são antiderrapantes. Mas, não deixe de ter cuidado,uma vez que o revestimento das luvas diminui a nossa própria sensação de tato. Outra coisa que poderá fazer é colocar no fundo do lava-loiça um pano. Assim, se um copo cair ou escorregar, o pano servirá como amortecedor, reduzindo significativamente o risco de se partir.

Se tiver um grande serviço de copos de cristal para lavar, use um pequeno truque: separe conjuntos de cinco copos de cristal e lave-os todos de uma vez. Seque-os devidamente, guarde-os e só depois então prossiga para o conjunto seguinte de copos. Isto irá contribuir para evitar o acumular de copos no próprio lava-loiça e que batam uns nos outros, o que iria, com certeza, levar a algo como um “desastre”,  ou seja,  partirem-se todos e não apenas um copo de cristal.



One Response

  1. Mariete santana Reply

Deixe um Comentário