Limpeza de cortinados

Hoje em dia, a variedade de oferta em termos de cortinas e cortinados para as janelas do quarto, da sala ou da casa-de-banho é tanta, que nem sempre sabemos para onde nos virar.

Como qualquer peça de decoração e de tecido, um cortinado também precisa de ser alvo de uma boa manutenção e limpeza.

Por isso, se precisa de limpar os cortinados da sua casa, então este artigo é perfeito para si.

Confira já de seguida algumas dicas para a limpeza de cortinados.

 

Dicas para a limpeza de cortinados

cortinados-limpeza2Primeiro que tudo deverá limpar-lhes o pó com regularidade. Para isso, use o acessório do aspirador que tem uma pequena e suave escova na ponta.

Se forem de fácil remoção, retire os cortinados de vez em quando e coloque-os no exterior da casa ou abra a janela para que apanhem um pouco de ar.

Para eliminar odores coloque-os na máquina de secar roupa ou num outro sistema de aquecimento, mas sempre no programa delicado.

Caso os seus cortinados tenham etiqueta, deverá lê-la antes de qualquer lavagem. Todos os cortinados que tenham algum ornamento ou pregas não deverão ser lavados na máquina de lavar roupa. Por exemplo, os cortinados de veludo devem ser escovados com alguma regularidade com um pano de camurça suave, muito ligeiramente humedecido com água morna.

Quando for lavar os cortinados que possam ser lavados na máquina de lavar roupa, use um programa de lavagem para roupa delicada, com água fria e use um detergente  para roupas delicadas.

Para que os seus cortinados mantenham a leveza e maciez do tecido, não deverá encher a máquina mais do que metade. No final da lavagem, com um programa como anteriormente sugerido, pendure-os a secar como se estivessem pendurados no local certo. Verá como voltam a ganhar a sua forma original.

Caso lave os seus cortinados à mão, saiba que nunca os deverá torcer para evitar que fiquem com manchas ou marcas.

Poderá aproveitar para medir os cortinados, no caso dos de tecido, antes de os levar à máquina, pois se por algum motivo encolherem, saberá o que terá de os esticar para que voltem ao comprimento original.

Em relação aos cortinados da casa de  banho, estes também podem ser lavados na máquina da roupa. Adicione um copo de vinagre e uma chávena de chá de bicarbonato de sódio.

Lave os anéis ou ganchos em água quente com detergente. Encha o lavatório ou lava-loiça com água quente e detergente (mesmo da loiça) e esfregue-os com uma escova, esponja ou pano.

No fim, pendure o cortinado para que seque. Irá secar naturalmente no chuveiro / banheira. Basta pendurá-lo de volta, deixe-o bem aberto para que seque bem. Evite o mofo ao deixar o seu cortinado aberto depois de cada banho, o mais aberto possível, para evitar que o mofo apareça.



Deixe um Comentário