Limpeza de couro natural

Tal como você provavelmente já sabe, o couro é um produto natural, nobre, elegante e que possui uma grande quantidade de particularidades.

Todas as empresas e fabricantes que trabalham com este material tentam manter e conservar da melhor maneira possível as suas características naturais.

Neste artigo vamos analisar a limpeza de vários tipos de couro utilizados em diferentes objetos.

Fique a conhecer as dicas de limpeza de couro natural:

  • Roupas de couro: Muitas pessoas não sabem qual é o modo correto de guardar as roupas de couro. O couro é um material que precisa de bastante ventilação, por essa mesma razão, nunca deverá ser guardado em sacos de plástico. A falta de ventilação facilmente poderá provocar uma descoloração e mofo. Por uma vez ao mês, é totalmente recomendável colocar a peça num local arejado que tenha sombra. Se o couro ficar guardado por grandes períodos de tempo, existe uma grande possibilidade da peça ganhar marcas dos cabides nos ombros, no entanto, basta passar a ferro a peça com uma temperatura inferior a 80 graus, colocando um pano leve sobre a superfície que vai ser passada, para voltar a ter o aspeto comum. Para retirar as manchas a uma peça de roupa de couro natural, basta utilizar um pano húmido e limpo. Nunca deverá utilizar produtos de limpeza, detergentes, óleos ou álcool. Se aparecerem sinais de mofo, poderá utilizar um pano húmido de algodão, ou flanela para os remover, depois disso, deixe a peça a secar à sombra. No entanto, quando o couro possuir uma mancha profunda, procure uma lavandaria especializada em couros para solucionar o problema.
  • Sofás de couro: Estes sofás podem ser feitos em couro natural ou sintético. E como normalmente absorvem toda a ‘’sujeira’’ do corpo, os restos de comida e os líquidos derramados, precisam de um cuidado muito mais frequente. Se você tem problemas de limpeza com o seu sofá, deverá pedir a todos os membros da sua casa para não comerem nem beberem em cima deste móvel. Algumas bebidas ou tipos de gordura podem manchar o couro para sempre. É recomendado que você adquira o hábito de aspirar o assento e em baixo do assento durante toda a semana, o que irá evitar a proliferação de fungos e bactérias que são ‘’fabricadas’’ a partir do calor do corpo. Se você deseja limpar a superfície do sofá de couro sintético, basta usar água com sabão neutro. Deve esfregar com uma escova e depois passar com um pano húmido por cima para retirar o sabão.
  • Couro natural no geral: Para limpar couro natural, basta usar um sabão ou sabonete que tenha amaciante, como por exemplo Dove, ou então utilize um hidratante específico para couros, que são vendidos em lojas especializadas. Antes de adquirir realmente o seu sofá feito em couro, lembre-se sempre que no verão, você possivelmente irá suar bastante e as suas pernas e outras partes do corpo irão ficar ‘’coladas’’ ao couro, enquanto que no inverno este material irá ficar gelado demais. Se você tem a tendência para transpirar bastante ou se mora num local que é muito frio, a melhor opção é comprar um sofá de tecido natural, tal como algodão. No entanto, se não resistir à elegância e beleza dos sofás feitos em couro, trate muito bem dele para durar muitos anos.


Deixe um Comentário