Limpeza de cozinha de restaurantes

Problemas como talheres sujos ou com incrustações dão a um restaurante uma imagem pouco positiva, afugentando os clientes ou, no pior dos casos, até várias intoxicações.

Para além disso, é um sinal que indica que o estabelecimento em questão não adota qualquer tipo de boas práticas de manipulação, ou seja, não está minimamente interessado ou preocupado com a saúde e bem estar dos seus clientes.

Várias leis indicam que toda a cozinha e os seus respetivos utensílios, tais como talheres devem estar devidamente higienizados e armazenados num local protegido. Para além disso, as superfícies de todos os utensílios devem estar bem lisas, impermeáveis, laváveis e isentas de qualquer rugosidade, fresta ou outro tipo de problemas que possam comprometer a higienização dos mesmos, levando à contaminação dos alimentos.

Deve-se fazer uma boa limpeza de cozinha de restaurantes, seguindo alguns critérios.

 

limpeza-restaurante

 

Todos os acessórios que entram em contacto direto com os alimentos presentes na cozinha nunca devem transmitir substâncias tóxicas, odores, nem sabores aos mesmos. Eles devem ser sempre mantidos num adequado estado de conservação e ser muitos resistentes a qualquer tipo de corrosão. Também devem estar sempre perfeitamente conservados, sem qualquer tipo de crosta, bem limpos e sem resíduos. Ou seja, quando se compram talheres para utilizar nos restaurantes deve-se sempre dar preferência por desenhos com poucas reentrâncias, para assim facilitar a higienização.

Etapas de higienização

A higienização é uma operação que é feita por duas etapas, a limpeza e a desinfeção. A limpeza é a etapa na qual é feita a remoção de substâncias indesejáveis e várias sujidades. A desinfeção é uma operação que tem como objetivo reduzir o número de microrganismos por um método físico ou através de produtos químicos, sem comprometer em caso algum a qualidade dos alimentos.

Por outro lado, os utensílios de mesa podem ser facilmente lavados à mão ou na máquina. Veja a seguinte sequência de procedimentos básicos que irão contribuir para uma boa higienização manual dos talheres:

  • Limpeza: Neste processo você deve retirar qualquer excesso de sujidades, poderá lavar em água com sabão ou detergente comum e esponja que não solte qualquer fibra (nunca palhas e aço). Tenha algum cuidado para não deixar qualquer resto de alimento ou gordura nos cantos e nuca deixe a torneira do estabelecimento aberta sem qualquer tipo de necessidade.
  • Desinfeção: Deverá imergir por 15 minutos em água fervente ou clorada, na proporção de 10 ml (1 colher de sopa rasa) de água sanitária para uso geral a cerca de 2.5% em 1 litro de água ou 20 ml de hipoclorito de sódio a 1% em 1 litro de água, esta solução deverá ser trocada a cada 24 horas.
  • Secagem: Deve deixar secar de uma forma natural, num local apropriado, para evitar qualquer tipo de contaminação. Nunca deve utilizar panos para acelerar o processo da secagem.
  • Armazenamento: Deverá ser realizado num local isolado da área de processamento, de uma forma totalmente ordenada.

Fica assim completa a limpeza de cozinha de restaurantes de forma eficaz.



Deixe um Comentário