Limpeza de cozinhas industriais

É especialmente nas cozinhas industriais que a limpeza e higiene deve ser uma prioridade. A verdade é que uma limpeza regular é a melhor arma de defesa contra o ingrato trabalho de limpar gorduras.

É importante também que no final de cada dia se certifique de que todos os tachos, panelas, bancada e lavatórios estão devidamente desengordurados e higienizados, prontos para um novo dia de trabalho.

Para manter uma cozinha industrial limpa não é preciso uma imensa variedade de produtos de limpeza. Produtos como o detergente, água e desinfetantes suaves serão suficientes.

Produtos-de-limpeza

Dicas de limpeza

  • Para os lavatórios, deverá usar-se uma esponja esfoliante, água e bicarbonato de sódio para soltar restos ressequidos.
  • Devido à quantidade de utensílios que haverá para lavar, pode optar pelo seguinte: junte três baldes, lavatórios ou pias. Encha um com água quente e detergente, o segundo com água quente sem nada e o terceiro com água fria e um produto desinfetante misturado.Empilhe os pratos sujos e loiça num lado do lavatório. Comece por raspar restos de comida para o lixo. Use o jato de água para passar por água, mas quente. Lave cada utensílio e prato com uma esponja no primeiro lavatório. Enxague no segundo e por fim passe-os pelo terceiro lavatório. Coloque os utensílios num escorredor para secar.
  • Chegou a altura de limpar e desinfetar bancadas, superfícies de mesas e tábuas de corte. Pulverize as superfícies com desinfetante e depois passe com um pano húmido. Limpe as superfícies de inox com água e vinagre para que fiquem brilhantes. Seque-as com um pano seco.
  • Nos fornos e fogões, utilize um pano ou esponja embebidos em água com detergente. Isto irá facilitar a sua limpeza. Esfregue a grelha, quente, com uma escova de cabo longo para não se queimar.
  • Antes de começar a tratar do chão, esvazie os caixotes de lixo, pois se fizer ao contrário correrá o risco de ter de limpar novamente o chão, não vá cair algum resíduo dos sacos do lixo.Varra o chão, limpe e esfregue de novo. Remova resíduos e poeira com uma vassoura e uma pá. Esfregue o chão apenas com água quente e detergente. Enxugue com sabão e dê mais uma passagem com o esfregão, mas agora apenas com água quente e limpa. Deixe que o chão seque ao ar.
  • Também os lavatórios deverão ser esfregados e polidos. Primeiro arrume todos os utensílios. Depois de removida a gordura do lavatório, aplique um produto próprio para aço inoxidável, com capacidades polidoras, com um pano de limpeza. Não se esqueça das zonas envolventes.
  • Limpe todas as bancadas antes de aplicar qualquer produto ou solução de limpeza desinfetante, mesmo que seja um produto não tóxico.
  • Use uma esponja áspera para esfregar o forno. Existem soluções especiais de limpeza que podem ser utilizadas para limpar o fogão de acordo com o material de que é feito. Esfregue as grelhas, certificando-se de que remove todos os restos de alimentos.


Deixe um Comentário