Limpeza de elevador

Um dos locais mais movimentados de um prédio e sem dúvida um elevador. O assistente para quem não consegue subir muitas escadas por vezes é um pouco esquecido pelos serviços de limpeza dos condomínios, quando eles existem. Quando não existem, deve ser os próprios moradores a tratar do assunto. A questão é como fazer uma limpeza a um elevador.

Limpeza de elevador

Para além da sujidade que acumula diariamente no piso, deve tomar-se especial atenção a alguns tipos de resíduos que os moradores por vezes deixam dentro do elevador. Os mais frequentes são resíduos líquidos. Este tipo de sujidade pode prejudicar gravemente o bom funcionamento do elevador, comprometendo inclusive a sua segurança.

É necessário que se tome consciência antes de usar um elevador, pois funciona de uma forma eléctrica e qualquer dano pode ser fatal.

Convém apelar ao bom senso dos moradores para que não permitam que este tipo de situações aconteçam.

 Limpeza de elevador

Como fazer Limpeza de elevador

Antes de efectuar uma Limpeza de elevador, coloque o elevador no primeiro piso, ou no piso de garagens e caves se for o caso, para não correr o risco de cair. De seguida, pressione o stop do elevador para que ele não ande. Deixe sempre a porta aberta.

Os sistemas de limpeza por parte dos condomínios têm regras para a limpeza dos elevadoras  O aço inoxidável deve ser limpo com sabão neutro e água quente. No final da lavagem, deve ser seco com um pano limpo. Nunca se deve usar esponjas, lâminas, esfregões de aço ou outro tipo de objectos que possam danificar este material.

Os botões indicadores devem ser limpos com um pano, água e sabão. Não deve aplicar a água directamente no botão, deve sim, mergulhar o pano na água e limpar de seguida.

Os vidros e espelhos frequentes nos elevadores, devem ser limpos com produtos especiais para o efeito. Um bom limpa vidros e um pano microfibras deve resolver o problema da sujidade.

Fazer Limpeza do piso do Elevador

O piso do elevador, deve ser aspirado e de seguida limpo com um pano molhado em água e detergente.

Não há mais recomendações específicas dentro de um elevador. Convém ter cuidado quando leva baldes de água para dentro do elevador.

Quando combinar com os moradores do prédio a limpeza dos elevadores, faça-o a uma hora em que não haja muito movimento para não perturbar a circulação. O final da tarde é um bom espaço de tempo. Deve conhecer os hábitos dos morados, melhor que ninguém saberá a que horas deve limpar. Use também os fins-de-semana, principalmente a parte da manhã, que toda a gente fica a dormir até mais tarde.

Verificar elevador depois da Limpeza de elevador

Mesmo que haja uma boa equipa de moradores a limpar o elevador, convém que ocasionalmente haja uma equipa especializada a verificar o estado do elevador. Há questões técnicas que só eles podem saber lidar.

Apele ao sentido de responsabilidade por parte dos moradores em deixar o elevador o mais limpo possível e não deixe que haja moradores que se livrem das horas de limpeza dos elevadores, pois isso irá provocar ainda mais conflitos, para além daqueles que os vizinhos já costuma ter.



6 Comentários

  1. Jurandyr Reply
    • Remover Manchas Reply
  2. tatiane Reply
  3. Daniela cristina dos santos Reply

Deixe um Comentário