Limpeza de estofos de automóveis

Hoje em dia e, principalmente devido ao elevado stress no nosso dia-a-dia, passamos grande parte do nosso dia a conduzir. Há quem saia de casa e até tome o pequeno-almoço pelo caminho enquanto conduz. Para além de não ser uma boa prática a nível de segurança rodoviária, leva a que o automóvel chegue ao final da semana bastante sujo. Normalmente o que mais sofre com estas atitudes, são os estofos. Deste modo, a limpeza dos estofos dos automóveis é uma prática que deverá ser colocada em ação, pelo menos semanalmente.

Limpeza de estofos de automóveis

Manter os estofos do seu automóvel sempre como novos requer muita dedicação e disponibilidade. Dedicação até temos, no entanto a disponibilidade é cada vez mais escassa.

Os estofos estão constantemente a serem alvos de grande acumulação de pó, ácaros, maus odores e elevada sujidade. Todos esses elementos podem ser altamente prejudiciais à saúde de quem usa a viatura. Desta forma, o ideal será manter os estofos sempre higienizados.

É verdade que qualquer pessoa pode fazer esse trabalho por sua conta e risco, no entanto, o aconselhável será consultar pessoal especializado. Dessa forma ficará mais tranquilo uma vez que os seus estofos estarão a ser devidamente desinfetados por gente profissionalizada.

Profissionais da limpeza dos estofos de automóveis

Normalmente, para a limpeza dos estofos do seu carro, os profissionais usam produtos específicos que garantam com que o material não se danifique, fique reluzente e com um aroma agradável. Para o efeito, usam geralmente aspiradores de líquidos industriais pois estes garantem a remoção de toda a sujidade e odores, e para além disso, deixam o mínimo de humidade possível.

Limpeza de estofos de automóveis

Limpeza de estofos em couro de automóveis

Cada carro tem a sua particularidade, uns têm estofos em couro, outros em tecido. Ambos carecem de cuidados específicos mas em ambas as situações, o primeiro passo a dar é a aspiração.

Limpar estofos dos bancos em tecido

Para limpar os estofos dos bancos em tecido, deve inicialmente proceder à aspiração dos mesmos para retirar o pó e qualquer dejeto que nele se encontre. Se por acaso tiver o azar de ter uma pastilha elástica colada ao tecido, pegue numa pedra de gelo e passe por cima da pastilha. Com uma ajuda de uma faca sem serra tente, com todo o cuidado descolá-la. Posteriormente a essa pré-limpeza, pode optar por lavar os estojos com champô diluído em água, utilizando para o efeito uma esponja macia. Depois retire os excessos com um aspirador (esse detalhe fará toda a diferença). Se os bancos tiverem pelos de animais pode solucionar esse problema com a utilização de fita-cola larga… uma solução prática e económica. Depois de ter feito essa limpeza, deixe o carro com as janelas e portas abertas para secar mais rapidamente.

Lavagem dos estofos de couro

A limpeza de estofos de automóveis, sendo estes em couro, tem um tratamento diferente. Convém lavar os estofos com produtos naturais e com uma esponja macia ou com um pano de algodão para não riscar o material. O ideal será limpar a superfície do couro com um pano húmido (sem qualquer produto químico) e retirar o máximo de sujidade possível.

Para conseguir retirar a sujidade das entranhas das costuras, pode utilizar-se uma escova de dentes macia. Para finalizar, proceda à hidratação dos estofos que poderá ser feita com produtos à base de silicone. Esses produtos irão diminuir o desgaste do couro e, para além disso, fortalece-o e protege-o contra o sol.



6 Comentários

  1. Mário Reply
    • Remover Manchas Reply

Deixe um Comentário