Limpeza de filtro de areia

A filtragem da água é uma das componentes mais importantes quando falamos de limpeza e purificação da água.

 Mesmo existindo vários processos de filtragem e diversos tipos de filtro, em todos eles o funcionamento é baseado num ciclo de limpeza que se inicia na absorção da água para um depósito onde passará por várias etapas (incluindo a etapa de filtragem, onde entra o filtro de água do tipo que tivermos escolhido) e termina com a saída da água do depósito.

Limpeza de filtro de areia

Sendo o filtro da água responsável por manter a água brilhante, com bom aspeto e livre de impurezas, deparámo-nos na altura de fazer uma escolha com uma grande variedade de tipos diferentes de filtros, desde os filtros de cartucho aos filtros de terra diatomácea e passando pelos filtros de areia.

 Hoje no nosso artigo iremos falar dos tipos de filtro, limpeza de filtro de areia, e mais especificamente do filtro de areia.

Filtro de areia

Os filtros de areia têm uma procura muito superior no mercado, sendo de longe os mais conhecidos, talvez por serem também os que exigem menos encargos de manutenção.

Limpeza de filtro de areia

A areia é, na própria natureza, um agente de filtragem e esse princípio é aplicado também a este tipo de filtragem e filtro. A limpeza da água é feita com a passagem desta por um depósito de areia. A grande vantagem do filtro de areia está precisamente nesse depósito de areia e no tempo que este poderá durar (é recomendável trocar a cada quatro anos).

Processo de limpeza por filtro de areia

O processo de limpeza por filtro de areia é chamado de retro-lavagem e é um processo muito simples.

  1. No primeiro passo deve começar-se por desligar o interruptor da bomba, parando a circulação da água;
  2. Rodar a válvula de 6 vias até à posição de “backwash”;
  3. Abrir a válvula do esgoto;
  4. Reiniciar a bomba;
  5. Deixar a água correr durante algum tempo, até que se note que a água que corre no copinho existente na saída da válvula de 6 vias está a sair mais limpa em direção ao esgoto;
  6. De seguida, voltar a desligar a bomba;
  7. Rodar a válvula de 6 vias até à posição “rinse”;
  8. Ligar a bomba por dez segundos e desligar novamente;
  9. Posicionar a válvula de 6 vias na posição “filter”, ligar a bomba e terminou;

Se o sistema não tiver ligação ao esgoto, irá necessitar de uma mangueira para direcionar a água perdida. Se estiver a fazer o procedimento para uma piscina, não se esqueça de repor a água até ao nível ideal.

Observação:

O filtro de areia funciona de maneira semelhante à de um filtro lento de uma estação de tratamento de água.

Por isso, a limpeza do próprio filtro deve ser realizada através da remoção de um pouco da camada superficial de areia existente no contentor quando o filtro começar a perder sua capacidade de filtração.

É normal o filtro de areia ter uma camada de carvão vegetal sem pó, na parte inferior do filtro, sendo este responsável pela absorção compostos causadores de sabor ou odor.



Deixe um Comentário