Limpeza de malas de couro

Não há dúvidas algumas acerca da utilização do couro como material sobejamente conhecido e adorado por muitos na obtenção de variados tipos de produtos. Seja uma bolsa, um casaco ou um par de sapatos ou botas, o couro está entre os materiais mais preferidos e desejados.

Em regra geral, as malas de couro são especialmente utilizadas por empresários, advogados ou engenheiros e arquitetos, homens ou mulheres.

Mas mesmo sendo um produto muito procurado, muito poucos são aqueles que sabem como se deve manter a boa aparência de uma mala de couro, nem mesmo os cuidados que se deve ter com um produto destes.

Cuidados a ter com uma mala de couro

Assim, por mais durabilidade que o couro tenha, se não for devidamente cuidado e mantido, a sua mala não irá durar muito tempo.
Tendo em conta que uma mala de couro é usada diariamente, clar que irá provavelmente necessitar de atenções diárias. Evite derramar qualquer tipo de líquido sobre a sua mala. Caso venha a derramar algo sobre ela, terá mesmo de agir com a máxima rapidez, secando com um pano macio e seco ou uma toalha de papel. Depois, permita que a mala afetada apanhe ar.

Se, por outro lado, a sua mala apanhar chuva e se encharcar, assim que puder, esvazie-a e deixe a mala aberta em cima de uma mesa, de cabeça para baixo e seque o máximo de humidade que puder com toalhas de papel. Encha a mala com jornais para que a humidade seja absorvida. Lembre-se de não voltar a usar a mala enquanto não estiver completamente seca.

Pelo menos, uma vez por semana deverá limpar o exterior da sua mala de modo a remover pó e sujidade. Aproveite para limpar o interior com um pano húmido uma vez por mês, lembrando-se de permitir que o ar entre pela mala para secar.

Um outro cuidado a ter com as malas de couro é o seu acondicionamento, que deverá ser feito anualmente. Depois de ter limpo a sua mala e ela ter secado por completo, aplique um amaciador de qualidade com uma esponja ou pano macio. Tem de fazer a aplicação em toda a mala antes de passar com um outro pano macio e limpo. Por fim, deverá, se possível, aplicar um produto específico para preservação da mala relativamente à humidade.

Antes de guardar, nem que seja por um curto período de tempo a sua mala, caso o faça sem ela estar devidamente seca, o mofo irá instalar-se, pode ter a certeza disso. Para lidar com estas situações, misture álcool e água num copo. Limpe a área afetada pelo mofo e depois passe com um pano humedecido em água fresca. Depois deixe a sua mala aberta para secar bem.

Seja qual for a aplicação que der na sua mala, seja a mistura de água morna e sabão neutro, mistura de detergente e vinagre ou a pura vaselina líquida, deverá ter sempre o cuidado de depois do procedimento de limpeza, deixar a mala secar por completo para prevenir não apenas o aparecimento de mofo, mas como forma de manutenção do próprio material em causa, o couro.



Deixe um Comentário