Limpeza de tanques

Há tanques para variadas funções: reservatórios de água, tanques para colocar peixes, tanques de água potável, tanque da roupa, tanque do automóvel, entre outros.

Limpeza de tanques

Mas vamos debruçar-nos sobre os tanques de água potável, que funcionam também como reservatórios de água. Nestes tanques, a manutenção e limpeza deve ser uma preocupação constante, uma vez que se trata da prevenção de doenças por via da água. A água potável deve ser limpa, sem rasto de poluição.

Os reservatórios de água devem ser cobertos com uma tampa para que não deixe entrar o que quer que seja. Use um tanque de água que seja recomendado por especialistas para o consumo de água, se é este o fim que lhe quer dar.

No momento da limpeza, convém que o tanque esteja vazio. Assim que tiver esvaziado o tanque, comece por limpar as pequenas peças como mangueiras e torneiras. Todas elas acumulam sujidade e por vezes são originárias e alguns problemas com a água.

Depois de limpas as peças, esfregue o tanque de água com água limpa e detergente doméstico. Use uma escova para esfregar. Certifique-se que as paredes do tanque ficam bem limpas, pois há determinado tipo de lodo que é invisível e apenas se sente a sua textura escorregadia.

Limpeza de tanques

Limpeza das paredes dos tanques

Assim que tiver terminado esta última parte, lave bem as paredes do tanque para tirar o detergente todo. Agora, use cerca de dois litros de cloro para desinfectar o tanque.

Assim que tiver todo desinfectado, elimine a água com cloro que contém dentro do tanque. Tenha atenção para onde despeja a água.

Deixe a tampa do tanque de baixo para cima para que possa secar durante 24 horas. O cloro vai precisar deste tempo para actuar e matar organismos prejudiciais.

Durante este período, mantenha as peças do tanque armazenadas, para que não ganhem mais sujidade. Manter estas peças limpas é meio caminho andado para a segurança e limpeza da água. Faça-o regularmente e terá a sua água limpa por mais tempo. Assim que puder, volte a encher o tanque de água e tape.

Os tanques de água são ideiais para casas localizadas em terras geralmente secas ou que habitualmente costumem sofrer cortes de água. Estes tanques, alguns deles, têm ligações directas com a casa, e a água lá depositada por correr pelos canos de sua casa.

Tanques de aço inoxidável

 Os tanques de aço inoxidável são os mais indicados para consumo doméstico, pois proporcionam uma maior segurança alimentar.

Quando comprar o seu tanque, certifique-se que sabe como limpar, pois tudo depende do tipo de material com que está a lidar. Nunca misture produtos químicos de limpeza no seu tanque sem saber ao certo o que pode usar. Aconselhe-se com o seu vendedor, antes de escolher o tanque.



One Response

  1. verginio Reply

Deixe um Comentário