Limpeza de tapetes

Os tapetes são fundamentais numa casa. Para além de oferecerem um maior comodismo e serem um elemento decorativo, asseguram uma maior limpeza de todo o chão de sua casa. É conivente ter um tapete ou dois à porta de entrada.

Deve ter um mais resistente e outro mais macio, por esta ordem de chegada. Eliminar os resíduos que vêm agarrados aos seus sapatos é meio caminho andado para reduzir drasticamente a sujidade dos pavimentos da casa. No entanto, as pessoas ao longo dos tempos foram adaptando os tapetes para outras necessidades, como os tapetes de casa de banho, os tapetes de quarto e os tapetes de cozinha.

Em média, temos cerca de 5/6 tapetes em casa. Um deles é de certeza o da entrada, os outros estão espalhados pelas zonas da casa que mencionei. No entanto, para que não haja sujidade no chão, os tapetes acabam por ficar naturalmente sujo, principalmente o da porta de entrada.

Qual o melhor método para fazer Limpeza de tapetes

Quando acontece cair uma mancha líquida num tapete, convém absorver rapidamente o excesso de líquido com um papel absorvente. Só depois de o fazer, deve passar um pano molhado em água quente e detergente. Repita o processo quantas vezes for preciso. Não deixe que a mancha seque, pois será muito mais difícil de retirar a mancha quando esta secar. Escove após o tapete estar seco.

limpeza de tapetes

Truque do Vinagre para Limpeza de tapetes

Um dos ingredientes mais famosos entre as receitas caseiras para remover manchas e nódoas é o vinagre. E para a limpeza de tapetes também é recomendado. Portanto, o processo é simples: coloque um pouco de vinagre numa esponja ou num pano e esfregue a área manchada. Deixe actuar por algum tempo. Repita o processo várias vezes, se for necessário.

manchas em tapetes mais resistentes que outras

Por exemplo, se for uma mancha de verniz das unhas, convém usar acetona ao invés do vinagre, pois está preparada para actuar com o verniz. No entanto, praticamente todas as manchas são removíveis com vinagre ou com um correspondente do mesmo grau de acidez. No caso de entornar vinho, aplique um pouco de sal assim que tenha absorvido o excesso no tapete. O sal vai absorver o restante vinho e só depois deve lavar a mancha com vinagre. Este processo é válido para qualquer tipo de vinho.

manchas em tapetes

Dicas para manter os tapetes limpos

  • Logo que compre os seus tapetes, mande impermeabilzá-los;
  • Aspire regularmente os seus tapetes e lave-os com detergente anti-nódoas. Lave à mão para os poder esfregar;
  • Nunca deixe acumular muito resíduos nos seus tapetes. Quanto menos resíduos, mais fácil será de limpar;
  • Quando os seus tapetes estiverem há mais de meio ano no mesmo local, retire-os e coloque-os ao sol, depois de sacudidos. Eles precisam de respirar um pouco. Escove-os na rua, para não encher a sua casa de pó;
  • Nunca coloque os seus tapetes em zonas com muita humidade.

Se seguir algumas destas dicas, vai ver que os seus tapetes vão durar muito mais tempo daquilo que esperava. Proteja os seus tapetes, como protege a sua casa!



Deixe um Comentário