Limpeza do cesto da máquina de lavar roupa

Por mais cuidados que tenhamos com os nossos eletrodomésticos, muitas vezes existem componentes que não nos lembramos de que também necessitam de limpeza e manutenção.

Pois fique a saber como deve limpar, neste caso, o cesto da sua máquina de lavar roupa, eliminando todos os resíduos de detergente e sujidade.

Seguem-se algumas dicas para a limpeza do cesto da máquina de lavar roupa, já abaixo!

Dicas de limpeza

A primeira coisa que deverá fazer é despejar no tambor (cesto) meio litro de lixívia e selecionar o programa mais completo. Coloque a máquina a  funcionar. Caso não queira usar lixívia, poderá usar vinagre, na mesma quantidade.

Se a sua máquina de lavar roupa tiver abertura frontal, coloque a lixívia ou o vinagre, sem misturas, diretamente no tambor, escolhendo o programa para roupa pouco suja,  ou tecidos leves. Não se esqueça de verificar primeiro que não ficou nenhuma peça de roupa no interior.

Aconselhamos que proceda a esta limpeza, pelo menos, de três em três meses. É natural que com o use uma máquina de lavar roupa necessite de uma limpeza ocasional, para remover sujidades e odores indesejáveis.

 

limpeza-maquina-lavar

 

Limpeza com produtos que tem em casa

Além do vinagre e lixívia, temos à nossa disposição outros produtos de uso diário para fazer a limpeza da máquina.

Por exemplo, o sumo de limão (ou de lima) é indicado para os problemas de ferrugem. Adicione uma chávena de chá de sumo de limão ou de lima e escolha um programa da máquina. Aconselhamos que escolha um programa de água quente e maior carga. Deixe terminar por completo o ciclo.

Depois do sumo de limão, termine a limpeza do tambor com duas chávenas de chá de bicarbonato de sódio na água e deixe que o ciclo prossiga com a água o mais quente possível. Isto irá remover manchas e terminar de retirar eventuais resíduos de detergentes e amaciadores. Caso a máquina esteja mesmo muito suja, adicione ao bicarbonato de sódio duas chávenas de chá de lixívia.

Agora, deverá enxaguar o interior da máquina, escolhendo um programa à sua escolha. Coloque a máquina a funcionar mesmo sem nada, completamente vazia.

Se o recipiente para amaciador, para detergente ou para lixívia for amovível, aproveite para os retirar e lave-os em água bem quente com detergente líquido da loiça.

Em alternativa, pegue numa toalha velhaque tiver em casa e coloque dentro da máquina. Escolha o programa amais longo que a sua máquina tiver, com a água mais quente possível e, em vez de detergente líquido ou em pó, coloque nas várias divisórias meio litro de vinagre branco. Deixe que a máquina termine o programa, completando todo o ciclo normal de lavagem. A água quente irá remover a gordura dos amaciadores e detergentes que fica acumulada na máquina. Pode repetir o procedimento se necessário.

Passe com uma escova nas dobras da borracha na porta do tambor, para retirar qualquer tipo de excesso de resíduos e cotão que aí possam permanecer.

Estas dicas vão ajudar a fazer a limpeza do cesto da máquina de lavar roupa de forma rápida e eficaz.



Deixe um Comentário