Limpeza em amplificadores

Os amplificadores são usados para controlar e aumentar os sons de instrumentos musicais ou até mesmo usados em diversos tipos de aparelhos eletrônicos que produzem áudio, neste caso são usados amplificadores diferentes de tamanhos variados para que melhor se adapte por dentro do aparelho. Já os amplificadores para instrumentos existem alguns modelos diferentes, mas todos precisaram ser limpos alguma vez para que não estraguem e para que reproduza um som de qualidade sempre que for usado.

Tipos de Amplificadores

Existem alguns tipos diferentes de amplificadores como os eletrônicos, os valvulados, os transistorizados e os amplificadores operacionais. O mais utilizado é o amplificador eletrônico que podem ser usados com equipamentos eletrônicos e com instrumentos musicais elétricos como a guitarra, os amplificadores eletrônicos podem ser valvulados ou transistorizados. As válvulas foram usadas a muito tempo, mas ainda são usadas em alguns amplificadores de alta fidelidade e em amplificadores de guitarra elétrica, já os transistores são os substitutos das válvulas e consomem menos energia tendo uma durabilidade muito maior sendo que a distorção é diferenciada.

Os amplificadores operacionais são aparelhos com alto desempenho e com uma resposta de frequência muito alta, são usados em vários tipos de aparelhos eletrônicos e também em instrumentos musicais. Eles podem usar válvulas ou transistores e podem ser classificados em dois grupos, os amplificadores operacionais de entrada em tensão e amplificadores operacionais de entrada em corrente.

Limpeza em amplificadores

Tudo um dia precisará de uma boa limpeza para que funcione adequadamente e se conserve por mais tempo, então para economizar um pouco mais encontrará abaixo dicas de como fazer a limpeza de um amplificador de guitarra. Essa limpeza é algo fácil de fazer e pode ser feita por um profissional ou por qualquer pessoa que tenha um pouco mais de cautela para não danificar o aparelho, limpar o aparelho pode evitar possíveis falhas e a limpeza da parte externa ajuda a manter a boa aparência do aparelho.

Como fazer limpeza em amplificadores

Para iniciar a limpeza é preciso que o aparelho esteja desligado por algum tempo para que esteja frio no momento que for limpa-lo. Veja como prosseguir com a limpeza:

  • Poderá usar um aspirador de pó para que retire toda a poeira grossa da parte interna do gabinete e na parte de trás do alto falante do amplificador;
  • Utilize um pano úmido com água ou com algum produto para limpar a parte externa do amplificador. Nunca utilize o pano encharcado, pois se algum liquido cair por dentro do aparelho poderá causar alguns danos;
  • Limpe a parte da frente do amplificador com o pano úmido. Se estiver muito sujo poderá ser necessária a remoção dos botões e para retirá-los deverá girá-los totalmente para o lado esquerdo, dependendo do tipo de botões poderá puxá-los com força que sairão tranquilamente e os botões que são presos por parafusos precisam ser retirados para a limpeza;
  • Gire os botões ligeiramente de um lado para o outro por várias vezes para ajudar na limpeza;
  • Utilize o cabo da guitarra para limpar os plugues, para fazer isso envolva o cabo com pano fino e vá encaixando em todos os plugues para limpá-los ou poderá usar cotonetes, mas é preciso que tenha muito cuidado para não danificar;

Poderá economizar um bom dinheiro fazendo toda a limpeza do amplificador, bastando apenas de um pouco de cautela com cada parte da limpeza.



Deixe um Comentário