Limpeza de casacos de pele

Tal como em outras peças de vestuário, um casaco de pele é uma peça de um guarda-roupa que pode durar uma eternidade, desde que lhe sejam aplicados cuidados de limpeza e manutenção devidos.

O problema com os casacos de pele vai além do preço. É que não são muito fáceis de limpar, pois não podem ser lavados na máquina nem que se trate mesmo de uma máquina de limpeza a seco.

Se estiver mesmo apaixonado / a por um casaco de pele, fique desde já a saber os cuidados que deverá ter para que não seja um investimento de curta-duração.

Cuidados a ter com a limpeza e manutenção de casacos de pele

Se o casaco necessitar apenas de um simples retoque, passe um pano seco e limpo próprio para pele. Isso vai ajudar a retirar eventuais poeiras.

Misture 3-1/3 de chávena de chá de azeite, um terço de uma chávena de chá de detergente líquido neutro, entre 40 a 60 gotas de óleo essencial e de oito a dozes gotas de extrato de semente de toranja, tudo num garrafão de cinco litros e adicione cerca de dois litros de água. Misture tudo muito bem e guarde a quantidade que conseguir num borrifador. Use esta mistura para limpar o seu casaco de pele com um pano macio e limpo.

Por outro lado, pode optar por limpar o seu casaco de pele com uma esponja ou toalha e um pouco de detergente. Dê uma polidela ao seu casaco. Para evitar manchas ou nódoas e rachas na própria pele do casaco, aplique um limpador de peles naturais com uma toalha ou pano, desde que macios e limpos. Pode, também, passar no seu casaco com um amaciador de pele e verá que também se torna numa ótima opção para prevenir rachas na própria pele.

Limpeza de casacos de pele

Se a pele do seu casaco fôr camurça, use um vinagre branco mistrado com um pouco de água para limpar as manchas com que se deparar. Deixe depois o casaco a secar ao ar livre e à sombra. Esta limpeza deverá ser feita um dia antes de ir usar o casaco para que saia todo o cheiro do vinagre que aplicou.

Lembre-se que a camurça necessita de ser manuseada com cuidado, pelo que quando se for dedicar à limpeza do seu casaco, deverá usar uma escova própria para camurças ou então, como já foi referido, um pano macio.

Uma dica muito menos convencional, mas igualmente (senão melhor) eficaz é a de remover as manchas do seu casaco de pele com uma borracha de lápis das brancas.

Se, por outro lado, reparar que o seu casaco de pele tem resíduos de sal, o melhor que tem a fazer é mesmo passar nessa ou nessas zonas com uma esponja macia e água.

Se o seu casaco de pele for como os casacos dos motards e pilotos de aviação, ou seja, de couro trabalhado, então bastará a simplicidade de detergente e água para o limpar.

Agora, lembre-se que deverá hidratar o seu casaco de pele pelo menos uma vez por ano. Depois de passar a tal toalhita, hidrate o seu casaco com creme Nívea ou com um creme de cera de abelha.



Deixe um Comentário