Manutenção e Limpeza de Binóculos

Sejamos um mero observador da natureza, dos seus animais e plantas, caçador ou um mero turista, muitas são as vezes que nos fazemos acompanhar de um par de binóculos.

Se no seu caso usar os seus binóculos com muita frequência, estes irão requerer uma limpeza e cuidados mais frequentemente de modo a que os seus binóculos perdurem e mantenham a integridade das próprias lentes, ao assegurar o nítido visionamento do que pretende observar. Isto porque cada vez que utiliza os binóculos, seja onde for  pode acontecer eles apanharem poeira, chuva ou quaisquer outras impurezas provenientes da própria natureza.

Manutenção e Limpeza de Binóculos

Tal como pode acontecer com os espelhos e apanharmos imagens distorcidas devido a sujidades, o mesmo poderá acontecer com as lentes dos binóculos. Qualquer risco, seja ele causado por areia ou outras impurezas, pode danificar as próprias lentes ao danificar os rebordos, o que irá, obviamente, distorcer as imagens do que pretende observar ou mesmo fornecer imagens sujas.

Enquanto não proceder a uma limpeza e manutenção dos seus binóculos, a durabilidade deles estará afetada. O que se deverá lembrar, em primeiro lugar, é de verificar as recomendações do próprio fabricante antes de qualquer procedimento que queira levar a cabo.

Limpeza de Binóculos

Limpar barris dos binóculos

Em regra, para limpar os canos (barris) dos binóculos, pode usar um pano húmido, os aros e as rodas. Caso queira usar ar comprimido nas partes mais apertadas, certifique-se de apenas usar rajadas de ar para que não danifique s seus binóculos.

Não será necessário demorar muito tempo para limpar a parte exterior dos binóculos, pois o que irá pretender fazer com o máximo cuidado é proceder à limpeza das lentes.

Como limpar as lentes dos binóculos

Na limpeza das lentes, deverá usar uma escova própria para lentes para remover resíduos soltos. Segure nos binóculos de cabeça para baixo pois isso irá ajudar a que a sujidade ou pós escorram para fora das próprias lentes. Aqui não deverá soprar para as lentes pois isso apenas levará ao aumento de sujidade das próprias lentes. Pode usar água ou um líquido próprio para limpeza de lentes. Humedeça um cotonete e retire as restantes impurezas cuidadosamente, sendo que não deverá exercer qualquer tipo de pressão sobre a lente.

Aproveite para usar um pano de microfibras ou um próprio para lentes, passando suavemente sobre elas com movimentos circulares.

Em todo o caso, não deverá, em caso algum utilizar na secagem dos seus binóculos, corpo ou lentes, toalhas de papel pois poderá provovar danos e riscos, especialmente nas lentes. Sempre que proceder à limpeza do corpo dos binóculos, deverá ter o cuidado de não tocar nas lentes. Depois de limpo, passe com um pano seco para garantir que não há fica qualquer ponto de humidade.

Fazer manutenção dos binóculos

Em termos de manutenção, use tampas para proteger as lentes sempre que não estiver a fazer uso dos seus binóculos. Armazene-os numa caixa ou bolsa limpa, macia e envolto de um pano. Tome sempre as devidas precauções para evitar aplicar spray protetor solar ou repelente perto dos binóculos.

O facto de envolver os binóculos num pano aplicar-se-á mais se o mantiver dentro de uma caixa, pois é necessário ficar bem acondicionado e guardado.



2 Comentários

  1. jeziel alemida Reply

Deixe um Comentário