Material de limpeza de cavalos

Os materiais que temos à nossa disposição para podermos fazer eficazmente a limpeza de cavalos são variados. Contudo, também é importante  saber quais são os nomes dados aos objetos indicados e para que serve cada acessório de limpeza.

Hoje em dia já existem também produtos específicos para limpeza, que podem ser utilizados por adultos experientes e crianças ou principiantes na arte equestre.

Seguem-se algumas orientações acerca de material de limpeza de cavalos.

 

limpeza-cavalo

 

Dicas de limpeza e material utilizado

Em regra, um estojo de limpeza de cavalos deverá incluir:

  • um ferro de cascos
  • uma cardosa
  • uma brussa
  • um pente ou escova de plástico (para pentear a cauda e crina)
  • um repelente de insetos
  • compressas de algodão descartáveis para os olhos, narinas e zona do ânus do cavalo
  • unto (óleo) para os cascos
  • uma tesoura
  • uma luva de crina (para remover manchas)
  • um pano macio

Acessórios

Uma ALMOFAÇA é um instrumento de metal com pequenas lâminas e com dentes, que serve para limpar as sujidades e poeiras no pêlo dos cavalos. Existem em variados feitios e formas. As almofaças em gel são benéficas, pois ajudam na remoção do pelo solto com maior rapidez. Tal como com outros acessórios, também existem almofaças, especialmente desenhadas para crianças, de plástico resistente e flexível.

Um outro acessório é uma BUSSA. A bussa é uma escova, em formato compactado com pêlos muito curtos, para retirar o pó e gorduras da pelagem do cavalo. Em regra, as brussas contêm apenas cerdas curtas. COntudo, existem variados tipos de brussas: brussas com cerdas puras e naturais (amigas do ambiente), brussas com cerdas mais longas (até 4 cm), que promovem uma maior ação na remoção de pêlos do cavalo. Também pode ser fabricada em variados tipos de madeira, nomeadamente faia.

As brussas normalmente têm dois lados, sendo que as mais disponíveis no mercado têm dois lados de utilização: um com cerdas sintéticas de um lado e aço inox do outro e outra brussa com cerdas de um lado e borbulhas do outro para uma melhor remoção de pêlo solto ou lama do cavalo.

Hoje em dia, também é possível encontrar uma brussa com sistema de água embutido. Revelam-se escovas altamente eficazes e compatíveis com vários tipos de sistemas de água.

Para quem sabe como limpar um cavalo, saberá também que será necessário usar elásticos na crina e cauda. Assim, existem elásticos próprios para este efeito, anti-rebentamento. São fabricados num material elástico especial, evitando que os pêlos se quebrem ou a crina se embarace. Além disto, estes elásticos garantem um fácil entrançamento sem causar danos à crina. Também existem em diversas cores e em versões para serem manuseados por crianças.

Para a lavagem propriamente do cavalo, existem esponjas de alta qualidade que permitem a limpeza de todas as áreas do animal.

Caso não saiba, fique a saber que existem aspiradores próprios para cavalos. De fácil manuseamento, têm um baixo ruído, com o qual o cavalo não se irá incomodar. São aspiradores que podem ser usados com ou sem sacos de papel e têm um forte poder de sucção.

Não se esqueça de que vai necessitar de um pincel para o óleo nos cascos. Existem pincéis fabricados em pêlo de crina e cauda. Para limpar os cascos existem os limpa-cascos, com um espigão em metal muito robusto.

Ainda para limpar o pó ou outras sujidades, poderá usar as raspadeiras. As raspadeiras de plástico têm uma borracha ligeiramente maleável, sendo que é um acessório fundamental para também para a limpeza de cavalos.



Deixe um Comentário