Nódoas de roupa: tipos e soluções

Remover nódoas de roupa nem sempre é uma tarefa fácil. Por vezes, pode até mesmo ser uma verdadeira dor de cabeça.

Mas, não desespere porque vamos mostrar-lhe algumas informações sobre os diversos tipos de nódoas e as soluções de limpeza adequadas.

Tipos de nódoas

  • Manchas de tintura: Manchas frescas de tintura são das mais fáceis de retirar, mas quando secas podem tornar-se num verdadeiro pesadelo. Se possível, assim que o “desastre” acontece, coloque um pouco de água fria sobre a mancha e de seguida lave a peça na temperatura mais elevada possível, respeitando sempre as indicações da etiqueta. Este tipo de manchas são resultado de corantes naturais de frutas e vegetais, assim como comidas ácidas. Se não conseguir remover a nódoa sozinho, então procure a ajuda de uma lavandaria profissional e limpeza a seco. Estas dicas de limpeza também devem funcionar muito bem para manchas de café, chá e tinta de caneta, que também se inserem no grupo das manchas de tintura.
  • Proteína: Orgânicas por natureza, as manchas com base de proteína incluem coisas como vómito, suor e sangue. Trate-as com soluções de remoção de nódoas alcalinas, que vão dissolver as proteínas.  A maioria dos detergentes de roupa contêm enzimas e podem ser utilizados para limpar este tipo de nódoas de base de proteína.
  • Combinação de manchas: Este tipo de manchas incluem coisas como molhos (molho de barbecue, ketchup, molhos picantes), maquilhagem (baton, bases, sombra) e lápis de cor. Trata-se de uma combinação de todos os outros tipos de manchas. Em primeiro lugar, passe água fria sobre a nódoa para remover excesso de sujidade. Esfregue gentilmente a nódoa com um pouco de detergente. Enxagúe com um pouco de água limpa, aplique um produto para remoção de nódoas difíceis, caso a mancha persista e volte a enxaguar com água limpa. Deixe secar ao sol.

Dicas adicionais:

Para remover nódoas de roupa clara, aconselhamos que comece o processo de limpeza assim que a sujidade cai no tecido e antes da mancha secar, pois nessa altura já será mais difícil a remoção. Com a ajuda de um faca ou colher retire o excessos de sujidade sólidos. No caso de sujidade líquida, retire o excesso com um pano limpo molhado (não tingido).

Para remover nódoas de roupa escura tenha em atenção se o detergente e os produtos de pré-tratamento não são muito abrasivos, para não desbotar as cores dos tecidos. À venda poderá encontrar diversas opções de limpeza de nódoas para roupas escuras, mas os detergentes neutros comuns também são muito eficazes, desde que tidos os cuidados adequados e respeitando as indicações presentes nas etiquetas das peças de roupa e rótulos dos produtos.



3 Comentários

  1. Sebastiao Reply

Deixe um Comentário