Pano de limpeza anti-estático

A eletricidade estática é o fenómeno da carga elétrica de um corpo cujos átomos não anulam a sua carga e, por isso, apresentam um desequilíbrio de neutralidade.

Cargas electrostáticas são criadas pelo contato e separação de dois materiais.

Eletricidade estática nas Limpezas

A eletricidade estática manifesta-se, essencialmente, em locais onde a humidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Mas pode também observar as suas manifestações ao mexer numa peça de roupa de lã sintética, onde é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem devido às descargas elétricas que acontecem nos seus fios.

Nota:  se estiver no escuro, é possível ver pequenas faíscas entre os fios que foram electrizados.

Quando falamos em criar eletricidade estática são muitas formas as formas de o fazer, por exemplo, uma pessoa a andar sobre um piso gera eletricidade estática conforme a sola do sapato entra em contato e se separa da superfície do piso. Também, da mesma forma, um dispositivo eletrónico ao deslizar para dentro ou para fora da embalagem gera eletricidade estática devido aos múltiplos contatos entre o seu corpo e o material da embalagem.

Existem muitas outras formas de gerar eletricidade estática e uma delas, que diz respeito a vida doméstica é o ato de friccionar certos corpos, produzindo assim eletricidade estática por fricção e que causa atração das pequenas partículas de pó pelos móveis ou objetos da nossa casa.

Pano de limpeza anti-estático

Os panos de limpeza anti-estáticos são feitos de um tecido não condutor, nem isolante. Este tipo de panos de limpeza são pensados especialmente para reduzir ou eliminar a acumulação de eletricidade estática. O tecido deve oferecer uma resistência à superfície de entre 106 Ohms/m2 a 108 Ohms/m2 e a sua aplicação é maioritariamente na indústria eletroeletrónica.

Pano de limpeza anti-estático

É um pano macio e que não deixa os chamados fiapos e, por isso, ideal para a limpeza de materiais sensíveis, como placas de circuito impresso, CDs, monitores de computador e televisão, vidros de scanner, lentes de máquinas fotográficas, binóculos, ecrãs sensíveis ao toque, porta-retratos ou quadros.

Estes panos de limpeza anti-estáticos evitam a formação de cargas elétricas que atraem a poeira em todas as superfícies não condutoras, como o plástico ou o vidro, que por esse motivo ficam mais expostas ao pó.

Com o pano de limpeza anti-estático nenhum elemento seca ou evapora

O pano pode ser reutilizado quantas vezes forem necessárias e pode ser lavado. Os panos de limpeza anti-estáticos são adequados ao uso em todos os lugares onde haja necessidade de se controlar níveis de poeira e de neutralizar a energia estática e, pelo fato de não conterem componentes químicos, nem polímeros, não riscam superfícies mais sensíveis.

Estes panos passam por testes de desempenho anti-estático rigorosos, onde se colocam elétrodos de teste em diversos pontos do tecido a ser avaliado e os resultados são obtidos pela leitura do valor de resistência, facilmente medida usando-se um aparelho portátil de resistência de superfície. Será desnecessário dizer que quanto menor for a resistência medida, menor a probabilidade de se gerar carga electroestática e, consecutivamente, menor a atração do pó e da sujidade às superfícies que queremos manter limpas.



Deixe um Comentário