Remover manchas de café da roupa

As manchas de café na roupa deixam qualquer um desgostoso e receoso de que a peça de roupa possa ter ficado irremediavelmente estragada.

Logo, é importante saber como remover manchas de café da roupa, para que quando for necessário, saiba atuar quanto antes.

Uma primeira sugestão é deitar um pouco de bicarbonato de sódio sobre a mancha, mas depois de a já ter molhado. De seguida, esfregue ligeiramente com a ponta dos dedos e passe por água fria. A água quente é algo que deverá evitar. Enxague a peça e lave-a de seguida e, assim, a mancha já deverá ser uma coisa do passado.

 

manchas-cafe2

 

O vinagre branco pode ser, e é na maioria das vezes, um grande aliado. Não se preocupe com o cheiro, pois disso tratará depois. Assim, deite num recipiente duas colheres de açúcar de vinagre para meio litro de água fria. Auxiliado de uma esponja limpa ( as da loiça não podem ser usadas aqui para mais tarde não se queixar do resultado), esfregue a mancha no sentido de dentro para fora, e vá repetindo até que a mancha desapareça. Depois, é só lavar a peça de roupa como normalmente. Quanto ao cheiro do vinagre, é com a lavagem que vai desaparecer.

As nossas avós bem que sabiam de truques caseiros para tudo. Pois deixa-se mais uma: misture a clara de um ovo com duas ou três gotas de álcool numa pequena taça (ou chávena de chá) com um pouco de água quente. Com uma esponja (novamente, terá de ser uma limpa e nova), esfregue a mancha de dentro para fora e lave de imediato. Para lavar a peça de roupa, não tem de ser na máquina, poderá lavá-la à mão, como as nossas avós.

Se se deparar com manchas teimosas e até aqui não tiver conseguido remover manchas de café da roupa, esta dica poderá ser o seu último recurso, algo que é a primeira coisa que muitos já fazem hoje em dia. E este recurso é mesmo pegar no carro e ir ao supermercado e comprar um removedor de café comercial, que bastará aplicar de acordo com as instruções. De facto, há produtos sintéticos que podem ser muito eficazes, pois uma mancha de café é tão comum como a própria bebida.

Mas, em regra, o ideal para remover manchas de café da roupa é mesmo molhar a mancha com a ajuda de uma esponja ou pano de algodão molhado em água. Em seguida, coloque em cima da mancha um pouco de bicarbonato de sódio e esfregar bem essa mancha, passando depois com água fria.

Em regra, a mancha de café vai desaparecer e, quando isto acontecer, pode lavar a peça de roupa como de costume. Esta última dica pode ser aplicada na maioria dos tipos de tecido, como algodão, sintéticos ou lã.



One Response

  1. João Parada Reply

Deixe um Comentário