Remover manchas de café do sofá

Custa ver uma mancha no nosso lindo sofá. Então se nos habilitarmos ao risco de bebermos café quando nos sentamos, uma mancha de café torna-se numa visão de chegar lágrimas aos olhos. Por mínima que seja uma mancha de café, ela torna-se bastante incómoda e não vale a pena disfarçar com mantas nem almofadas, pois ela vai continuar teimosamente lá.

Por mais que saiba como remover manchas de café do sofá, antes de executar quaisquer dicas, lembre-se de fazer um teste numa pequena zona. O mais importante é tentar agir o mais rápido possível e não esperar que a mancha seque.

 

manchas-sofa

 

Dicas de limpeza

Se tiver de remover manchas de café de um sofá branco, deverá humedecer com água oxigenada e, de imediato, lavar com sabão de pedra. Depois, lave com água morna e glicerina ou passe uma pedra de gelo sobre a mancha.

Também existem casos de manchas de café que são removidas com uma mistura de bicarbonato de sódio e água. No caso de se tratarem de manchas de café antigas, deverá bastar esfregar um pano humedecido com vinagre branco ou álcool. Retire o excesso com pano ou papel absorvente e, em seguida, passe uma pedra de gelo na mancha para diluir o café.

À medida que for passando o gelo, a mancha vai diluindo. Retire o excesso com uma toalha de papel absorvente até que na toalha de papel não saia mais café.

No caso de ter necessidade de remover manchas de café de sofás estofados, seque bem com um  pano macio ou toalha de papel. Pode ainda secar com ferro em temperatura moderada.

Depois, pegue num copo de água bem gelada e meio copo de vinagre branco. Coloque a água e o vinagre dentro de um recipiente e coloque dentro um pano limpo. Molhe-o por completo e torça bem. Agora, já com o pano um pouco molhado, passe-o sobre a mancha e mesmo por todo o sofá, se assim desejar. Por fim, pegue num pano seco e passe em todo o local por onde passou o pano molhado e verá como a mancha já estará bastante reduzida.

Não se preocupe, pois é possível que a mancha de café não saia de imediato, pelo que apenas deverá repetir o processo algumas vezes.

Neste processo de remover manchas de café do sofá, lembre-se de enxugar o excesso de líquido com cuidado. Pode sempre tentar com uma mistura de sabão neutro em água morna, bem agitado e aplicar somente a espuma resultante com uma esponja e, em seguida, enxugar com um pano limpo e seco.

Se persistir algum resíduo oleoso, polvilhe a mancha com um produto absorvente e deixe o tempo necessário para que o produto atue sobre a mancha. Limpe suavemente e repita se necessário.

No caso de se tratar de um sofá de couro, use este procedimento e depois o removedor próprio ou sabão suave para condicionar o próprio couro.



One Response

  1. LLorena Reply

Deixe um Comentário