Remover manchas de Água em Cristal

Quantas peças de cristal temos, existindo um receio enorme quando chega a hora de limpeza? Sejam elas taças de vinho ou champagne, candeeiros ou lustres, são em qualquer caso um material com que se deverá manusear com o máximo cuidado.

Remover manchas de Água em Cristal

O cristal é mais poroso que o vidro, por isso poderão ser mais absorventes de sabores e odores dos variados materiais de limpeza disponíveis, como os panos e os detergentes. Assim, a melhor opção quando limpar, por exemplo, copos de cristal, é mesmo utilizar a própria mão.

Sabão neutro e Água morna para limpar peça de Cristal

Com uma pequena quantidade de sabão neutro e água morna (cuidado com a temperatura da água para que o cristal não estale) limpe a peça de cristal em questão. De seguida deverá enxaguar muito bem para que não restem nenhuns resíduos de sabão nas peças. Posto isto, terá de deixar as peças secar, colocando-as de cabeça para baixo. Por fim, volte a colocar a/as peça/as de pé e deixe-a/as secar ao ar livre. Agora poderá, com um pano macio, limpo e que não solte pelos retirar as manchas e gotas.

Remover manchas Taças de Cristal

No caso de se tratar de taças de cristal, estas deverão ser guardadas em pé e nunca pela borda, pois como são muito frágeis, poderão partir-se com muita facilidade.

Outra opção que tem antes de guardar as suas taças de cristal é “polir” a taça com uma toalha limpa e, assim, poderá tirar eventuais manchas que possam aparecer por via da concentração de água.

Caso pretenda lavar uma taça depois de ter sido usada para beber vinho, sabe o melhor que tem a fazer? Uma vez que os vinhos tintos deixam manchas vermelhas e odores, poderá lavar a taça com bicarbonato de sódio. A opção menos complicada que tem é misturar o bicarbonato de sódio com uma pasta de vinagre. Com a ajuda de uma esponja dura, coloque a mistura sobre as manchas, mexendo em voltas e deixe actuar durante cerca de 15 minutos. Poderá, então, limpar a massa (removê-la) com uma toalha molhada. As manchas recentes deverão desaparecer com esta limpeza. Mas não se preocupe se as manchas forem mais antigas: apenas deverá usar este processo e repeti-lo por variadas vezes.

O que de mais importante tem a se lembrar é de nunca colocar as taças de cristal na máquina de lavar loiça, pois o sabão e o calor intenso poderão danificá-las, não apenas ao deixar manchas, como deixá-las com rachas e mesmo até provocar a quebra das taças. Além disto, também não deverá usar, em caso algum, escovas ou esponjas abrasivas pois irão arranhar e, assim, riscar os cristais e vidros.

Limpar Cristais

Por fim, uma última dica para limpar os seus cristais, podemos dizer que, de facto, não existe nada melhor para dar brilho que uma flanela (desde que não largue pelo) humedecida num pouco de álcool.

Relativamente ao modo e local onde guarda as suas taças de cristal, se as guardar num local onde tenham de ficar muito juntas umas das outras ou mesmo encaixadas umas dentro das outras, deverá envolvê-las com papel de seda.



One Response

  1. Inácia Ilma Braga Barbosa Reply

Deixe um Comentário