Remover manchas de Azeite da roupa

Disfrutar de um prato bem guarnecido de azeite é um dos prazeres da gastronomia portuguesa. Qual é o bom português que não gosta de regar as batatas cozidas com um dourado fio de azeite? E este é um prazer que se eleva ainda mais, quando pensamos que o azeite não é mais que uma gordura natural e saudável. Sabe bem e faz bem!

Remover nódoas de azeite

 Mas, em boa verdade, qual é o bom português que não se pinga? Não é incomum que as crianças – e até os adultos – se pinguem com azeite, ou qualquer outra coisa, enquanto comem uma bela refeição. Caso não tenha conhecimento disso, as nódoas de azeite, tal como as de óleo alimentar e outras que tal, deixam um resíduo gorduroso e amarelado e a sua remoção nem sempre é fácil.

Remover manchas de Azeite da roupa

Portanto, caso dê pela nódoa assim que ela caia na roupa, actue o mais depressa possível – se tal estiver ao seu alcance –, evitando deixá-la secar. Uma intervenção imediata pode tornar a remoção muito mais simples. Vai precisar dos seguintes produtos:

  • papel de cozinha, de preferência absorvente;
  • um pano limpo;
  • sabão azul e branco ou detergente da louça;
  • água corrente.

 Os passos a seguir são bastante básicos. Antes de mais, procure absorver todo o excesso possível da nódoa com uma folha de papel de cozinha. Basta colocá-lo sobre a nódoa e pressionar um bocado. Com um pano embebido em água fria e misturado em sabão azul e branco ou detergente da louça, esfregue a nódoa, de forma a tirar-lhe alguma força. Se lhe for possível, coloque a peça de roupa em questão na máquina de lavar roupa.

Remover manchas de Azeite da roupa

Remover nódoas de azeite já secas

Se a nódoa já estiver seca quando der por ela, não precisa de se preocupar com isso. Para ajudar na remoção da nódoa, execute o mesmo tratamento referido acima, à excepção que já não irá necessitar da folha de papel de cozinha – uma vez que já não há hipótese de absorver a nódoa. Deverá, contudo, ainda esfregar a nódoa com o pano, como já anteriormente foi explicado, pois com isso é pretendido diminuir a força nódoa.

Verificar instruções de lavagem para remover manchas de azeite da roupa

Quando colocar a peça de roupa na máquina de lavar, tenha sempre em conta as instruções da etiqueta, pois nem todos os tecidos têm a mesma resistência à lavagem. Prefira sempre lavar com água fria, pois protege com mais eficácia a qualidade do seu vestuário, além de ser bastante mais económico. Prefira, então, um detergente que garanta bons resultados mesmo quando faz a lavagem com água fria.

Como pôde verificar, coma à vontade sem se preocupar se as nódoas vão permanecer mesmo depois de várias lavagens. É realmente possível fazê-las desaparecer, devolvendo às suas peças de roupa um aspecto novo e cuidado. Todas aquelas nódoas que tinham fama de serem complicadas de remover, já têm solução. Sinta-se livre para se sujar. Nódoas? São temporárias.


Deixe um Comentário